Projeto Arte na Escola vai levar aulas de Balé, Hip hop e Teatro para unidades de ensino

Duas escolas da Rede Municipal de Educação de Caxias (MA): Escola Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, no Residencial Eugênio Coutinho; e, escola Ezíquio Barros Filho no Residencial Vila Paraíso, serão as primeiras a receber um projeto Arte na Escola, que visa levar cultura e arte para dentro das escolas.

O projeto é pioneiro no Maranhão e entregou a primeira sala com instalações apropriadas para aulas de Balé, Hip Hop e Teatro, na escola Arlindo Fernandes de Oliveira, nessa terça-feira (04). “É um projeto pioneiro na cidade de Caxias nas escolas públicas. E, o que a gente entende é que vai quebrar uma barreira, por ser um bairro do Centro. Vai ser algo atrativo para os pais dos alunos, pois os filhos deles vão ter dança, balé, teatro e hip hop. Além de desenvolver a disciplina, porque o Balé desenvolve a disciplina, o Hip Hop tem a questão da consciência e o teatro trabalha todos os aspectos juntos”, destaca Elizângela Carvalho, gestora da escola Arlindo Fernandes.

O projeto Arte na Escola é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Ciências e Tecnologia e Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. A Escola Municipal Caxiense de Dança estará à frente da condução das aulas de dança.

Em algumas escolas temos espaços ociosos no final de semana, então nós criamos o projeto Arte na Escola, onde eles podem aprender: Balé, Dança e Teatro, e nós aceitamos esta proposta. E, iniciamos com duas escolas polos, nós viemos entregar esta hoje, e depois vamos entregar a do Residencial Vila Paraíso. E, depois vamos ampliar este projeto”, destacou Adenilson Dias – secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

“Nós vamos estar trabalhando aulas de Balé, Hip Hop e Teatro, e nós vamos estar alcançando as crianças desses bairros. O convite será feito pelos professores e gestores, e as crianças que vão fazer estas aulas dentro da própria comunidade. Com isso, fortalecemos a educação e a cultura no município. Sem dúvidas é a criação de uma identidade local para as crianças, se perceberem como produtores de cultura e é uma educação de forma integral“, destaca Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

O publico trabalhado será o de estudantes das unidades de ensino. As aulas já começam, a partir do dia 17 de fevereiro, junto com a abertura do ano letivo. “O projeto Arte na Escola traz consigo as modalidades de dança e teatro na sua amplitude da cultura como um todo. Nós estamos com a dança, o Balé e Hip Hop. Lembrando que este é um projeto piloto no Estado do Maranhão, obedecendo os parâmetros da BNCC, e nós estamos trazendo arte e cultura para os alunos. O projeto vai atender mais de 300 crianças no Eugênio Coutinho e Vila Paraíso”, disse Wilson Guillard, coordenador Municipal da Escola Municipal de Dança.