Professores das 1ª e 2ª etapas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) participaram de um encontro de formação e planejamento com o tema “Professores da EJAI em Formação para uma Escuta Acolhedora”. O evento, realizado na escola Antônio Rodrigues Bayma, no bairro Castelo Branco teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão e troca de experiências, além de abordar a importância da escuta ativa e acolhedora dos alunos.

A atividade foi realizada pela coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, que realizou orientações e traçou os planejamentos para o ano letivo de 2025.

“Desde fevereiro que estamos trabalhando em serviços burocráticos, mas hoje estamos iniciando nosso momento Pedagógico. Essa escuta vai dar o ponta pé inicial, pois por meio disso que vamos iniciar os nossos trabalhos, os alunos da modalidade de jovens e adultos, tem uma realidade diferenciada, um conhecimento de mundo”, destacou Silvana Sales, coordenadora da EJAI em Caxias.

Foram discutidas ainda estratégias pedagógicas para fortalecer o vínculo com os alunos, abordando as diversas realidades de vida e as necessidades educacionais desse público. A professora, Elizângela Veras, destacou que o encontro é um momento de aprendizado. “Para a gente é um momento de aprendizagem e confraternização, ter esse encontro é muito importante porque a gente sempre está aprendendo. Eu sou recém-chegada, então para mim é muito importante. Falamos sobre o momento de acolhimento com os alunos e como usar nosso material didático, é um planejamento”, frisou.

Esmeralda Carvalho, professora, ressaltou os desafios da modalidade. “Esse é um momento importante onde trocamos as experiências do dia a dia, estratégias que podem ser utilizadas, porque é uma modalidade que enfrentamos muitas dificuldades. Eu trabalho na zona rural e meus alunos são pessoas que já estão cansados do dia a dia, então, temos que colocar estratégias novas, incentivando, para que eles não desistam. Esses momentos são importantes porque um vai ajudando ao outro”, finalizou.
