Secretaria Adjunta de Proteção Animal realiza 1ª conciliação para a guarda de animal

Nessa terça-feira (18), foi realizada a primeira conciliação envolvendo a proteção animal em Caxias, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal, no bairro Volta Redonda. A cadela Jade foi resgatada no último sábado por protetores independentes no bairro Cangalheiro, protetores que estavam reivindicando a guarda do animal, ou seja, o direito de continuar criando o animal.

“Ela foi resgatada por protetores independentes, e os protetores querem resolver esta lide através de uma conciliação. O animal ficou internado em uma clínica particular. E, nós estamos debatendo, porque Caxias inova em ser a primeira conciliação no Estado que trata sobre a pauta animal”, disse Claudio da Ong, secretário adjunto de proteção animal.

Após algumas horas de conversa, entre os protetores, integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal e a pessoa que dizia ser dona do animal, houve um consenso e os protetores independentes conseguiram garantir a guarda do animal. Este é o primeiro caso em Caxias, e possivelmente o primeiro do estado resolvido por meio de uma conciliação.

“O nosso intuito é dar a proteção a Jade, e que ela possa ser amada e cuidada. A reunião está sendo conduzida pelo Secretário titular, Major Malheiros, e estamos chegando ao desfecho. Caxias está tendo um olhar diferenciado no restante do estado. E, só em ter um local para que possamos resolver uma lide, já é um avanço para a gestão. A Jade é um cão idoso, e estamos aqui decidindo o melhor caminho para ela”, disse Claudio da Ong – secretário adjunto de proteção animal (Falando que pode ser o primeiro caso resolvido por meio de uma conciliação)

Os caxienses que tiverem situações parecidas que envolvam a guarda do animal, agora podem decidirem a situação por meio de conciliação na Secretaria Adjunta de Proteção Animal. “Hoje a Secretaria tem poder de polícia, de atuação e fiscalização, assim como estamos fazendo com as apreensões de cavalos em vias públicas. Hoje, dentro do Código Civil, tem a guarda compartilhada, e em caso de os tutores terem uma separação, eles podem até mesmo dividir uma pensão pet, que ela pode ser determinada por atendimento médico, ou até mesmo as rações. Então, esse é o cuidado. E, o nosso amiguinho de quatro patas é considerado um membro da família”, ressalta Claudio da Ong, secretário adjunto de proteção animal.