Projeto Educar para Respeitar trabalha prevenção à violência contra a mulher nas escolas

A escola visitada nessa quinta-feira (20), foi a Antenor Gomes Viana Júnior, no bairro Antenor Viana, por profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. O objetivo foi levar informações aos estudantes sobre a importância da conscientização da existência das leis que protegem as mulheres, destacar o respeito à mulher e em que situações se deve denunciar os crimes contra as mulheres.

“A Secretaria está com um novo projeto para as escolas de ensino fundamental de Caxias, que é o projeto Educar para Respeitar. E nós vamos propor várias palestras nas escolas sobre violência de gênero e violência contra a mulher. A gente acredita que, educando as crianças, não teremos agressores nem mulheres agredidas”, frisa Lígia Lima, psicóloga.

O projeto Educar para Respeitar será desenvolvido ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. Antes da escola Antenor Viana, a escola Guiomar Cruz Assunção, no bairro Mutirão, também recebeu as informações.

“Existem muitos casos de agressões contra as mulheres. As mulheres não podem ficar muito tempo na rua, que já são assediadas, e muitas delas estão usando spray de pimenta para se proteger. Isso está afetando a sociedade, porque muitos garotos estão sendo criados como se fossem superiores às mulheres, e isso é muito ruim. Acredito que este assunto deve estar na escola, porque é na escola onde a gente se desenvolve e aprende a respeitar uns aos outros”, frisa Paloma Safira, aluna.

“Este assunto é pertinente o tempo todo. Se você começa a conversar com os alunos sobre o respeito para com as mulheres, eles vão aprendendo e, quando estiverem adultos, vão entender que existem leis e que as mulheres precisam de respeito para que diminua o feminicídio, para que eles saibam que a mulher tem seu espaço na sociedade”, destaca Soraya Coelho, gestora escolar.