Órgãos municipais participam de ação em Ong no bairro João Viana

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Organização Não Governamental Mulheres e Meninas de Caxias (MUC), convidou órgãos públicos municipais, que compareceram e trabalharam o tema: “Prevenção ao Câncer de Útero e Cuidados à Saúde Integral da Mulher”. O evento reuniu diversos parceiros públicos e privados, unidos pelo compromisso de fortalecer a saúde feminina e conscientizar sobre a prevenção de doenças que afetam milhares de mulheres todos os anos, no bairro João Viana, nessa sexta-feira (21).

“Estamos comemorando o mês da mulher e estamos prevenindo o câncer de útero e trabalhando também a saúde integral, com o curso de Enfermagem, a UBS do bairro Mutirão, o Centro de Testagem e Aconselhamento e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres”, frisa Jesus Andrade, presidente da MUC.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres marcou presença, oferecendo uma palestra informativa sobre alimentação saudável, direitos da mulher e dignidade menstrual. A ação contou ainda com o apoio de profissionais da Unidade Básica de Saúde do Mutirão e do Centro de Testagem e Aconselhamento, que falaram sobre prevenção ao câncer de útero e a importância dos cuidados com a saúde em todas as fases da vida da mulher. Além disso, orientações sobre o uso da camisinha e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo foi levar conhecimento, mas também incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce da doença.

“A Secretaria está se colocando à disposição de todas as instituições, sendo parceira. E hoje, o nosso programa Saúde Menstrual em Foco está aqui na MUC falando sobre a saúde íntima, o bem-estar e o autocuidado da mulher. E aproveitamos para fazer a entrega dos kits de absorventes, promovendo a qualidade de vida e dignidade menstrual para a mulher”, disse Aline Raynnara, coordenadora de Projetos Institucionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

“Estamos falando sobre a prevenção contra o câncer de mama. A gente veio, palestrou e fez dinâmicas. É importante trazer e conversar com a comunidade para que eles venham criar hábitos saudáveis e buscar se prevenir das doenças”, lembra Marcos Pablo, aluno de Enfermagem.

A ação contou ainda com alunos do curso de Enfermagem e empresa privada parceira. O evento reforçou a importância da união entre sociedade civil e poder público para garantir mais saúde, informação e qualidade de vida para as mulheres caxienses que moram em comunidades carentes de saúde.

“É uma ONG que trouxe muitas coisas importantes para a comunidade, trouxe atendimentos, a gente aprende muito e tem muito a aprender com os projetos que têm aqui”, disse Francisca Silva, moradora da Vila Conquista.

“Eu sempre participo aqui, tem médicos e as pessoas recebem a gente bem. A gente aprendeu muita coisa aqui”, disse Maria Rosa, moradora do Pai Geraldo.

“A gente já tem uma parceria e colaboramos há muito tempo com a MUC, trazendo especialistas sobre os cuidados com a prevenção. E, enquanto empresa, a gente tem o nosso lado social. Sempre que somos acionados para colaborar, estamos por aqui”, frisa Patrícia Máximo, setor comercial da LabTeste.