O 4º Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem reuniu coordenadores e gestores escolares da educação infantil, nessa segunda-feira (25), no CEI Maria das Neves Coutinho (Mãe Preta), no bairro Vila Lobão. A capacitação integra uma série de ações formativas que, junto ao suporte técnico estadual, os profissionais do município estão recebendo a capacitação. A formação busca fortalecer as práticas pedagógicas e a rotina escolar.

“Nós estamos trabalhando a nossa rotina, desde o momento em que a criança recebe, e o que ele constrói vira um hábito até mesmo dentro de casa”, destaca Marta Alves, gestora do CEI Maria das Neves Coutinho (Mãe Preta).
“Nós estamos iniciando esta formação para trabalhar com gestores, coordenadores e apoio pedagógico, e estamos trabalhamos a rotina. Desde a segurança na entrada da escola até parte pedagógica. Nós estamos com o foco na leitura, na escrita e na oralidade destas crianças. Se se trabalha a rotina na educação infantil, a leitura, a contação de histórias, a dramatização, todo este processo colabora”, frisa Silvana Pereira, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologias.

O Pacto Pela Aprendizagem é liderado pelo Ministério da Educação (MEC), conta com o apoio do governo federal, e de importantes parceiros, como a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Pacto busca, além da formação continuada dos profissionais da educação, oferecer apoio técnico às redes municipais e distribuir materiais complementares, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade em todo o estado.
“Nós vamos trabalhar a rotina, o dia a dia, a contação de histórias na educação infantil de 0 a 3 anos de idade. Nós estamos inseridos na sociedade e a leitura está no nosso dia a dia. Quando a gente recebe o aluno já faz parte, trabalhar a oralidade, e consequentemente ela será uma leitura fluente. A educação infantil é a base, e sendo bem feita, ela vai chegar ao 1º ano alfabetizada e vai fazer as avaliações e terá êxito”, disse Marinete Aragão, articuladora regional pedagógica do Pacto Pela Aprendizagem.

“A questão do Pacto acontece em nível nacional. Não é só alcançar o selo, mas o selo é a consequência de um trabalho. Aqui estão profissionais da Unidade Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. Nós estamos trabalhando o ensino infantil e ensino fundamental. E, vemos que estamos no mesmo barco. A importância não é só o selo, é o processo de ensino aprendizagem. Requer o envolvimento de todos, da gestão escolar, construção da rotina, professores e as famílias”, destaca Elizângela Martins, coordenadora de gestão da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.



