1º Encontro Formativo trabalha o papel das salas de leitura na escola

O 1º Encontro Formativo para bibliotecários e auxiliares das salas de leitura foi realizado nessa terça-feira (25), no auditório do Memorial da Balaiada, reunindo profissionais da educação em um momento de aprendizado e troca de experiências. A palestra foi ministrada pela professora doutora Joseane Maia, que também é escritora, abordando o tema “O papel da sala de leitura na escola”. A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. Atualmente, a rede escolar do município conta com 63 salas de leitura, sendo 50 na zona urbana e 13 na zona rural.

“Na medida em que uma escola tem sala de leitura funcionando, temos meio caminho andado e metade do problema resolvido. E, depois, a capacitação, para que as práticas de leitura sejam afetivas e efetivas, tenha sistemática. E, com o andar das práticas, se torne uma política de leitura. Eu acredito no poder da leitura. Se tiver um professor disposto, ele consegue formar leitores. Somos esperançosas, e acredito no poder da leitura para a formação de leitores desde a mais tenra idade até a fase adulta”, disse Joseane Maia, professora e palestrante.

“Este trabalho com literatura tem surtido um efeito positivo, porque temos feito um trabalho desde a contação de histórias e a escuta de crianças. É onde a gente percebe que as crianças ficam encantadas, e a gente acredita que esse trabalho feito de forma gradativa é um passo para se ter um futuro melhor, onde as crianças aprendam a ler e consigam produzir textos. A gente percebe o avanço que tem acontecido com as pessoas com deficiência. Nós temos ajuda dos agentes de inclusão, que ajudam a inseri-las no processo. A gente percebe uma interação muito grande entre as crianças com e sem deficiência”, disse Liete Leão, professora.

Durante sua apresentação, a palestrante destacou a importância das salas de leitura como espaços de incentivo à imaginação, ao pensamento crítico e ao desenvolvimento das habilidades dos alunos, reforçando o papel essencial dos profissionais responsáveis por esses ambientes no processo educacional.

Além da palestra, o encontro contou com a entrega de kits para os representantes das salas de leitura, valorizando e melhorando esses espaços dentro das escolas. O evento proporcionou a capacitação dos participantes e uma oportunidade de fortalecimento da rede de apoio entre bibliotecários e auxiliares, destacando a importância da colaboração e da inovação para transformar as salas de leitura em verdadeiros centros de inspiração e conhecimento para os estudantes.

“Esta capacitação é para bibliotecários e auxiliares de salas de leitura. O objetivo é capacitar os profissionais para melhor uso desse espaço. O próprio auxiliar e os coordenadores das salas de leitura planejam, passam para os auxiliares das salas de aula e, assim, desenvolvem o trabalho nas escolas da rede municipal. Nosso objetivo é formar futuros leitores em Caxias e, assim, ser vistos pelo estado do Maranhão e pelo país”, destaca Alexsandra Maciel, secretária adjunta de Educação, Ciências e Tecnologia.

“O objetivo da secretaria é capacitar esses profissionais que atuam no dia a dia das salas de aula, para que eles possam desenvolver seu papel, seu trabalho, com melhor organização e eficiência. A gente sabe que a leitura é um fator importante para o desenvolvimento social e intelectual dos nossos alunos. E essas salas de leitura precisam ter profissionais capacitados para que eles possam ser formadores de leitores”, frisa Ricardo Murilo, coordenador das salas de leitura.