Finalizando as ações do I Festival Municipal de Teatro de Caxias (MA), uma oficina de Teatro de Artaud foi realizada no Serviço Social do Comércio (SESC), onde os alunos conheceram técnicas para se expressar fisicamente e acessar suas emoções, de forma visceral e sensorial.

Hedra Lima, professora de Teatro, explicou sobre a oficina. “Hoje estamos trabalhando uma oficina de performance de corpo, que o Teatro de Artaud, onde os atores e alunos irão conhecer seu próprio corpo, trabalhar essa parte ritualísticas e entender como funciona cada movimento, tanto em plano baixo, médio ou alto, e como funciona o seu corpo e o corpo do outro quando você está atuando. A gente está trabalhando a dinâmica de sentir o outro, a si mesmo, e estar presente e conectado aquele momento”, disse.

A oficina recebeu diversos alunos e atores, que participaram de um momento de prática artística, onde aprenderam sobre formas de expressão e exploraram o corpo e a mente. Luiz Mouzinho, ator, esteve na oficina e ressaltou o aprendizado. “A oficina está sendo ótima, estou em êxtase pois trabalhamos muito o corpo e o corpo fica mais leve. Quero parabenizar a toda gestão por esse primeiro festival, pois está sendo maravilho, trazendo oportunidade para os caxienses de criar mais arte, cultura e teatro”, disse.
“Eu achei muito legal, participei de todas as oficinas e estou amando. Além de conhecer pessoas novas, estou conhecendo mais o meu corpo, fazendo movimentos que eu não imaginaria fazer”, finalizou a aluna, Crislane Bianchi.

O I Festival Municipal de Teatro de Caxias foi realizado de 27 a 29 de março e contou com uma vasta programação com intervenções artísticas, apresentação teatrais, oficinas e performances.

