A reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, teve o objetivo de capacitar gestores, coordenadores e profissionais que estão diretamente envolvidos no concurso MPT na Escola. Uma iniciativa nacional do Ministério Público do Trabalho e que faz parte do Programa Resgate à Infância. O objetivo é promover a conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Tem, ainda, por finalidade: alertar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da referida violação de direitos e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos (as) alunos (as).

“Nosso objetivo hoje foi capacitar todos os gestores e coordenadores e colaboradores que irao participar e apoiar os alunos na produção dos trabalhos relacionados ao MPT na escola. Nós temos um regulamento, com todas as regras e critérios de participação. Este ano o programa traz o tema: “A escola no combate ao trabalho infantil”, explicou Joselma Coutinho, coordenadora de Programas e Projetos da secretaria.
As escolas participantes poderão inscrever trabalhos nas categorias Conto, Poesia, Desenho e Música, sobre os temas trabalho infantil (para alunos do 4º e 5º anos) e aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes (para estudantes do 6º e 7º anos. Na edição deste ano, 44 escolas da rede pública municipal de Caxias foram inscritas.

O concurso terá três etapas: municipal, estadual e federal. A culminância dos trabalhos a nível municipal está prevista para o dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
Para Xauene Moura, gestora da UEM Nossa Senhora dos Remédios, a capacitação serviu para orientar melhor a todos. “Nós gestores, conseguimos orientar melhor os nossos professores e principalmente os alunos que irão participar desse concurso de conscientização de combate ao trabalho infantil. Esse trabalho não vai surtir apenas um efeito momentâneo, mas benéfico para o futuro. Os pais dos alunos precisam entender que eles precisam estar na escola, tanto fisicamente quanto entender que isso servirá para o futuro deles”, disse.

“Uma reunião que serviu para esclarecer sobre a questão do trabalho infantil, que é algo que a sociedade romantiza de certa forma e que tira a criança do foco principal que é a escola. Hoje a evasão é muito grande, então a gente precisa estar falando sempre da importância da escola e que as crianças precisam de fato estar lá”, completa Elcina Pereira, que trabalha como apoio pedagógico.
Durante a reunião, os gestores e coordenadores receberam um kit contendo livros e cartaz sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Cada trabalho será inscrito pelo gestor (a), da escola mediante o preenchimento da respectiva ficha de inscrição, que deverá ser entregue à coordenação responsável no setor de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
As escolas participantes devem seguir os critérios do regulamento do concurso, conforme link abaixo: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/regulamento-nacional-2025-assinado-1.pdf
Haverá premiação para os melhores trabalhos selecionados através do concurso.