Profissionais da Maternidade Carmosina Coutinho realizam Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A Maternidade Carmosina Coutinho está realizando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2025, que tem como objetivo conscientizar os profissionais da unidade sobre a importância da prevenção de acidentes, além de estimular práticas de autocuidado e promoção de saúde no ambiente hospitalar.

Durante o evento, estão sendo realizados treinamentos e palestras abordando temas como: Técnicas básicas de higienização hospitalar, Adorno Zero e Lavagem das Mãos e Assédio moral e sexual. Walisson Glennos, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da unidade, destacou os temas abordados durante a Semana.

“A gente vai abordar sobre a limpeza hospitalar nos ambientes de trabalho, sabemos que tem muito microrganismo, que gera contaminação e infecção e pode agravar em doenças, tanto para o funcionário, quanto para as usuárias. Falar também da questão da montagem da caixa de perfurocortante, que é aquele material que não pode ser jogado no lixo comum, tem que ter um local específico para poder descartar, para não vir perfurar ou contaminar alguém com material biológico. A ideia é essa, a questão da prevenção e a saúde para o trabalhador. É uma semana voltada para vários temas, que é o que caracteriza a nossa SIPAT, voltada para conscientizar e levar essa mensagem”, frisou.

A atividade reforça o compromisso da gestão com a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores da Rede Municipal de Saúde de Caxias. A enfermeira, Maria Laura Matos, ressaltou a importância das informações. “Nós estamos em um contexto onde podemos ter infecções relacionadas à assistência à saúde e trabalhar sobre esse modo de higienização, em todas as áreas do hospital, é importante para que a gente previna e que não aumente a quantidade de infecções hospitalares na unidade”, disse.

“Foi muito bom, hoje temos muitas informações e podemos evitar doenças e acidentes. Quando temos orientações, só acontece alguma coisa por acidente ou descuido”, finalizou Dalva Oliveira, técnica de enfermagem.