Nests sexta-feira (25), a escola Ezíquio Barros Filho, no Residencial Vila Paraíso, recebeu uma ação do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Ciências e Tecnologia. Profissionais da Unidade Básica de Saúde e do programa orientaram os alunos sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Foram reforçadas práticas como eliminar água parada e manter quintais e ruas limpos.

“Estamos com o Programa Saúde na Escola estamos aqui com palestras educativas, vacinação e estamos orientando as crianças a cuidarem do meio ambiente. Hoje é a parte educativa, mas nós já tivemos esta semana a vacinação para as crianças que estavam com a carteira de vacinação atrasada. O nosso dever é colocar a vacinação em dia, porque nós temos uma lei da vacinação na escola”, lembra Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
“Hoje estamos na escola Ezíquio Barros, estamos com ações de conscientização e vacinação. Nós estamos trabalhando a conscientização contra o Aedes Aegypti e saúde ambiental. A prioridade neste momento são as nossas vacinas”, disse Shirley Almones, coordenadora do Programa Saúde na Escola na Secretaria Municipal de Educação.

A ação faz parte de um trabalho contínuo que acontece em mais de 100 escolas do município, levando orientações sobre cuidados com a saúde, meio ambiente e incentivo à vacinação, realizada dentro das unidades escolares. O objetivo é conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância da prevenção, promovendo hábitos saudáveis e fortalecendo a saúde pública local.
“É de fundamental importância principalmente para os nossos alunos, quanto para a nossa comunidade, o Programa Saúde na Escola. A importância de se manter as vacinas em dia. Eles estão constantemente aqui na escola. Hoje foi realizada a prevenção à dengue, para estar orientando sobre a importância do PSE na escola”, disse Antônia Alves, professora.

“O Programa Saúde na Escola está em conexão com a escola, trazendo informações para as crianças, começando desde pequeno, mostrando a importância da saúde e educação. Desde pequeno, a gente organiza a informação da forma que eles podem captar e ajudar os pais e a sociedade”, disse Suede Oliveira, enfermeira.


