Profissionais da Comunicação participam de capacitação sobre Acessibilidade Digital em Redes Sociais

Profissionais da Secretaria Municipal de Comunicação participaram, nesse sábado (26), de uma capacitação com a temática “Acessibilidade Digital em Redes Sociais”, com objetivo em tornar os canais oficiais da Prefeitura Municipal de Caxias (MA) mais acessíveis para pessoas com deficiências, sejam elas, visual, auditiva, motora ou cognitiva.

O professor, Aristóteles Meneses, responsável pela capacitação, destacou a temática. “Vamos estar tratando sobre a acessibilidade digital, para tornar uma internet mais acessível para todos. Vamos fazer esse treinamento para ver como os profissionais da comunicação, da Prefeitura Municipal de Caxias, podem tornar as redes sociais mais acessíveis, principalmente para as pessoas com deficiência”, frisou.

Durante a capacitação, que incluiu momentos teóricas e práticas, os profissionais aprenderam sobre Introdução à Acessibilidade Digital, Princípios Básicos de Acessibilidade em Sites, Acessibilidade em Redes Sociais, Implementação Prática e Ferramentas de Acessibilidade.

Marcela Ramos, Secretária Municipal de Comunicação, frisou a importância da capacitação. “Nós temos que entender que a comunicação tem que ser para todos, e como sendo para todos, nós temos que também fazer a parte de acessibilidade. Todas as pessoas que trabalham com comunicação têm que entender que é necessário comunicar e comunicar para todos”, disse.

A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte de uma série de ações voltadas à promoção da inclusão digital, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a acessibilidade. “Quando o assunto é acessibilidade, a gente tem um olhar tanto para o profissional, quanto para quem vai ter acesso ao conteúdo que será produzido, porque estamos diante de um mundo totalmente digitalizado e as pessoas hoje estão olhando para um equipamento eletrônico. A tecnologia, digamos assim, virou central na nossa vida e quanto mais conteúdos acessíveis puderem ser produzidos, melhor ainda”, finalizou Julimar Silva, coordenador de Jornalismo da Secretaria Municipal de Comunicação.