ASSISTÊNCIA SOCIAL – Coordenação do Programa Bolsa Família convoca beneficiários para atualização das informações de alunos que mudaram de ano ou de escola
A Coordenação do Programa Bolsa Família em Caxias, que funciona no Centro de Cultura, solicita aos pais que atualizem as informações referentes às crianças e jovens entre 06 e 17 anos.
A atualização deve ser feita todos os anos, pois os alunos ou mudam de escola ou de série, e faz parte das condicionalidades para continuar recebendo o benefício, explica Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.
“O Programa Bolsa Família orienta que as famílias façam a atualização cadastral todo ano, independente se a criança tenha mudado de escola ou não, porque a criança não muda de escola, mas muda de ano e o sistema precisa estar informado disso para poder garantir o benefício”, lembra Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.
Os beneficiários também precisam cumprir com as condicionalidades da saúde para continuarem recebendo o benefício.
“É o acompanhamento das crianças nos postos de saúde, no que se refere à vacinação a crianças de 0 a 5 anos e o controle do peso. A Secretaria Municipal de Saúde vai alimentar o sistema, que é ligado ao sistema do Bolsa Família. Então, a família bem acompanhada garante o recebimento do benefício regularmente”, ressalta a coordenadora.
“O objetivo do Bolsa Família é que a criança permaneça na escola e que tenha bom desempenho escolar. Então a gente precisa informar às famílias que mantenham essas informações atualizadas. Não depende só de nós, depende do Governo Federal, por isso estamos informando às famílias que estejam buscando o Bolsa Família para prestar as informações”, destacou o professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Programa Bolsa Família também informa às beneficiárias gestantes para que estejam atentas ao acompanhamento do pré-natal. O Governo Federal premia as mães que são acompanhadas regularmente com a concessão de um acréscimo no benefício recebido.
“As gestantes inscritas no nosso Programa, elas precisam fazer o pré-natal, porque através do sistema de saúde, eles atualizam essa informação e elas são beneficiadas com um acréscimo que nós chamamos de variável da gestante, que é um acréscimo no benefício”, lembra Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família em Caxias.