Prefeitura realiza trabalho de controle de pragas na Unidade de Pronto Atendimento de Caxias

A Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (MA), segue recebendo mensalmente um rigoroso processo de desinfecção, desratização e descupinização na unidade, que tem com o objetivo de manter o ambiente limpo, seguro e livre da presença de pragas urbanas.

O diretor operacional da empresa STOP Pragas, Mateus Teixeira, explicou sobre o processo de desinfecção. “O serviço que estamos realizando aqui na UPA é mais do que uma simples dedetização, a gente chama de CIP – Controle Integrado de Pragas, que é muito mais do que eu vir no hospital fazer uma dedetização, entregar um certificado e ir embora, aqui eu faço um controle integrado. Fazemos a desinsetização, identifico todas as não conformidades e a equipe da Stop Pragas, juntamente com a direção da unidade, vai sanar todas. Também identificamos as áreas de acesso das pragas, e através dessas estratégias conseguimos ter um serviço mais efetivo e de qualidade, para manter o ambiente livre de pragas e proporcionar um bem-estar para a população e para os profissionais que fazem o atendimento”, disse.

Durante o processo, são realizadas três técnicas de aplicação: gel, pó solúvel e pulverização, que são usadas de acordo com o tipo de área a ser tratada. Insetos como baratas, formigas, aranhas, ratos e traças são os principais focos.

Além disso, o trabalho é essencial para proteger a saúde dos pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade, como destacou o médico, Bruno Guilherme. “Essa dedetização é de suma importância, é um benefício a mais para a equipe, para a segurança do próprio paciente, evitando o aparecimento de pragas. A gente vive um época do ano, onde é muito comum o surgimento de praga, até mesmo no nosso domicílio, e esse trabalho é uma segurança a mais que a unidade está oferecendo, através da Prefeitura de Caxias”, frisa.

Pacientes da unidade aprovaram e elogiaram o trabalho realizado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “É muito bom porque esse trabalho evita muitas doenças, é ótimo para a saúde da população manter o ambiente limpo e saudável”, disse a paciente, Elizete da Cruz.