A escola Eva Silva Magalhães no bairro Matadouro, recebeu a visita da gestão municipal, que prestigiou o início do Projeto Boizinho Vai na Escola, que leva as crianças da unidade de ensino a terem contato com a cultura do Bumba Boi, uma das culturas referenciais no Estado do Maranhão. O Prefeito Gentil Neto ao lado do Secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Adenilson Dias, entregaram as camisas do projeto aos alunos.
“É um projeto novo que está sendo desenvolvido com o apoio do Prefeito Gentil Neto, e a ideia é que aconteça nos turnos matutino e vespertino. E, é com grande alegria que ele e o nosso secretário estão aqui entregando as camisas do projeto”, lembra Janicelma, gestora da escola.

“A gente começa a mostrar a valorização da cultura dentro da escola. Nós começamos aqui pela escola Eva Silva, como a gente tem feito levando o teatro, a dança. Então, este projeto vem fortalecer o que a gente tem de bom e que é natural do Estado do Maranhão. É um projeto de grande valia”, frisa Gentil Neto, Prefeito de Caxias.
A ideia é que o projeto aconteça nos turnos matutino e vespertino, abrangendo mais de 40 alunos, do 3º ao 5º ano. “Que elas aprendam a dança, o bordado, é uma forma de manter a cultura viva. Nosso boi é de zabumba, porque a gente quer resgatar a cultura raiz. Hoje estamos com 30 crianças, mas agora o Prefeito autorizou que venha mais e vamos ampliar para os dois turnos”, disse Cintia Cruz, professora.

“Eu projeto em que a gente leva cultura para dentro da escola. O Maranhão é rico em cultura e não podemos deixar que esta cultura se apague. E, nós temos que trazer a cultura para as crianças, e que elas possam absorver este legado”, frisa Adenilson Dias, Secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.
