Uma palestra educativa alusiva a Campanha Maio Amarelo, levou conscientização visando a redução da violência no trânsito, aos assistidos do Centro de Convivência do bairro Teso Duro. A ação teve como objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e suas famílias sobre a importância da segurança ao trafegar pelas vias da cidade.

Marcelo Lima, coordenador do Centro de Convivência do Teso Duro, destacou a importância de conscientizar crianças e adolescentes. “É importante desde já que eles se conscientizem a respeito do Maio Amarelo, pois mesmo sendo crianças, eles participam do trânsito da nossa cidade, seja atravessando uma faixa de pedestre em frente à escola, seja no sinal, ou então conscientizando os pais deles em casa”, disse.
O evento contou com a presença do Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Moisés Holanda, e Linaldo Neves, Policial Rodoviário Federal. “Eles estão na fase descoberta, no desenvolvimento dos seus saberes, conhecimentos, curiosidades, estão querendo aprender o que é que o adulto faz, além de serem já conduzidos no trânsito diariamente por seus pais e responsáveis. Portanto, nada melhor do que ensiná-los a conviver como pedestres e como motoristas que serão, porque nessa fase a gente acredita que a criança aprendendo desde cedo, quando tiver mais adulto, ele já tem uma orientação, uma formação e uma doutrina a ser seguida”, frisou Moisés Holanda, Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

O inspetor, Linaldo Neves, falou sobre o trabalho de conscientização. “A Polícia Rodoviária Federal tem contribuído para que as pessoas, principalmente os jovens, passem a ter uma conscientização melhor, uma visão diferenciada do trânsito. No trânsito, desacelerem, não apenas na forma objetiva, tirando o pé do acelerador, mas desacelerem nas atitudes do trânsito, seja mais prudente, mais paciente, mais tolerante, para que a gente tenha um trânsito mais humanizado, diminua a quantidade de acidentes e assim também diminuir a quantidade de vítimas e de mutilados”, disse.
Durante a palestra, foram abordados temas como o uso do cinto de segurança, a travessia correta na faixa de pedestres, os perigos da imprudência ao volante e do consumo de bebidas alcoólicas ao dirigir e pilotar, além da responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro.

“A gente tem que ter muito cuidado porque muitas vezes dirigem bêbadas e também quando for atravessar a rua”, contou Manuela Gomes, assistida.
“Temos que ter muito cuidado quando for atravessar a rua, olhar para os dois lados, pois tem muita gente que pode causar acidentes”, frisou Mariane Moraes, assistida.





