Curso sobre intervenções em situações de risco é ministrado para Guardas Municipais

Buscando capacitar e melhorar o atendimento a ocorrências que apresentem riscos, 23 Guardas Municipais de Caxias, que coordenam equipes dentro da guarnição, participaram de um curso com a temática “Primeira Intervenção em Situações Críticas”. A formação foi realizada, neste final de semana, no auditório do Tiro de Guerra, em parceria a Polícia Rodoviária Federal, onde foram abordados protocolos para atuação em ocorrências com riscos.

O comandante da Guarda Municipal, William Carvalho, destacou a importância da capacitação especializada. “É um treinamento no qual habilita o Guarda Municipal naquele primeiro atendimento, em que, dependendo da ocorrência que a gente atenda, gera uma crise. A gente selecionou, principalmente aqueles que coordenam as viaturas e o serviço diário, para que tenham esse conhecimento a mais, mais especializado”, frisou.

O curso teve como objetivo orientar os agentes sobre como proceder nos primeiros minutos de uma ocorrência crítica, como assaltos com reféns e ameaças com armas de fogo. Foram apresentados procedimentos técnicos, práticas de contenção e o que não fazer para evitar o agravamento da ocorrência.

O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Vinícius Costa, explicou sobre os temas abordados. “Vivemos em sociedade, vez ou outra nos deparamos com alguns eventos considerados como crítico, como um assalto frustrado e o assaltante tomou uma pessoa como refém. É importante o Guarda Municipal entender o que ele deve fazer, quais são as ações, como proceder, quais ações não fazer, porque assim a gente pode ter uma resolução aceitável”, disse.

O Guarda Municipal, Odaias Ramos, participou do treinamento e destacou a importância do curso. “É um curso muito importante para a nossa profissão, é questão de gerenciar a crise, pois ao nos depararmos com a situação já saberemos o que que fazer no momento”, finalizou.