A Prefeitura de Caxias esteve presente na Audiência Pública para discutir o Orçamento Participativo de 2019 e o Plano Plurianual de 2020 a 2023, que ocorreu no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA). No evento estiveram representados os municípios da Região dos Cocais: Duque Bacelar, São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto e Caxias, com o prefeito Fábio Gentil. O atual secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, representou o governador do Estado.

“Essa discussão é importante! Temos melhorias na universidade, mas temos que melhorar mais. Temos que ter um restaurante universitário, mais edificações para os nossos alunos que vêm de outras regiões; precisamos aumentar o número de vagas da UEMA, principalmente do curso de Medicina, somos o menor índice de médicos no Estado em relação à população e, para isso, precisamos de professores e novas instalações”, destaca Walter Canales, vice-retor da UEMA.

“A discussão sobre o Orçamento Participativo tem esse viés de vir até às regiões para que o governo possa inseri-las no orçamento e esse governo tenha cada vez mais a cara do povo do Maranhão”, diz Catulé Junior, secretário estadual de Turismo.

Em 2019 serão realizadas 35 audiências públicas que visam escutar o que a popular deseja ter como prioridade no orçamento do governo do estado dos mais diferentes setores da sociedade.

“É de suma importância a participação de modo paritário. Uma audiência dessa coloca todo mundo em igualdade, todos escutam todos e no final a gente tem a nossa ideia incluída”, diz  Aldenir Valetin, presidente da Associação de Valorização para o Desenvolvimento da Igualdade Racial de São João do Sóter.

“Uma discussão visa criar uma equidade em todos os dispositivos, seja na agricultura, na saúde, e proporciona que a população disponha e coloque ao governo quais os seus anseios. Hoje a extensão da agricultura, técnica e esse olhar mais cuidadoso com o nosso agricultor, uma vez que o Maranhão possui um bioma fantástico”, lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura de Caxias.

“Quem conhece a realidade local é quem vive a realidade. A gente precisa participar para que a gente possa incrementar ao que o governo do Estado pensa para que venha beneficiar o nosso município. Nós sabemos que tudo que a gente faz hoje precisa de um entendimento dos entes federativos. Quanto mais presente o governo do Estado estiver no município de Caxias, mais benefícios terá a nossa população”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: