O período de rematrículas que começou em 16 de dezembro na Rede Municipal de Educação de Caxias segue até o dia 30 de janeiro. Já o período de matrículas novas iniciou em 02 de janeiro vai até o dia 21 de fevereiro. A previsão é que as aulas tenham início no dia 03 de fevereiro.

“Nós fizemos Busca Ativa, então tem muita gente nos procurando. Estamos indo atrás de documentação, porque muita coisa mudou e o sistema hoje requer, além do registro da criança, também o NIS, Cartão SUS. A gente está avançando nas informações dos alunos”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Atualmente, a rede municipal de educação conta com mais de 30 mil alunos, mas a expectativa é aumentar ainda mais, pois o município realizou a Busca Ativa Escolar para que ninguém fique fora das salas de aulas. A escola Antônio Rodrigues Bayma, que tem vagas do 6º ao 9º ano, está ofertando 248 vagas.

“Recebemos alunos que vêm para ingressar em nossa escola do 6º ao 9º ano, e outros que vêm de outras escolas e outras cidades. Temos uma boa expectativa porque somente para o 6º ano temos uma estimativa de 140 vagas aproximadamente, entre os turnos matutino e vespertino. Está havendo muita procura, mas ainda temos vagas. Nós fizemos a Busca Ativa e focou em nossas necessidades do EJAI, que nós temos aqui a noite”, explica Elisângela Martins, professora da escola.

A secretária pede que os pais matriculem seus filhos em escolas próximas de suas residências.

“Todas as famílias são orientadas a procurar as escolas mais próximas de suas residências. Não deixe seu filho fora da escola. Independente da idade, procure a escola mais próxima e matricule, porque a educação ainda é algo mais importante na vida das pessoas”, frisa Ana Célia Damasceno.

Outra novidade importante vem para os concursados. A SEMECT vai convocar mais de 70 professores e outros profissionais da educação que passaram no último certame para atuarem já neste ano letivo.

“Está previsto o chamamento dos professores. Nós vamos chamar para este ano letivo, então com certeza nós vamos chamar os professores para assumirem seus postos e receber suas portarias, professores concursados e dispostos para o trabalho”, afirma a secretária.