SEGURANÇA – Projeto Guarda Mirim da Guarda Municipal realiza treinamento sobre resgate aquático

A Guarda Municipal, dando continuidade ao projeto Guarda Mirim, realizou um treinamento com as crianças e adolescentes que fazem parte da iniciativa. O local escolhido foi um sítio na comunidade Ouro, no 2º Distrito. Na atividade de resgate aquático, eles aprenderam a forma correta de retirar uma pessoa que está se afogando de dentro da água. Todos estavam acompanhados por guardas municipais que são orientadores.

“Nós já tivemos resgate aquático, ordem unida, defesa pessoal, teatro, e até o final do ano teremos instrução com cavalos, acampamentos e outras atividades. A gente completa um ano de projeto em junho. A gente está aprendendo, mas queremos sanar os erros, e se houver o interesse da instituição a gente pode ampliar, porque inclusive já tem lista de espera”, afirma Conceição Gomes, coordenadora do projeto.

O Guarda Mirim é um projeto piloto e está no 1º ano de execução. A atividade de resgate aquático é apenas uma das dezenas de atividades que já foram realizadas e de outras que ainda serão vivenciadas por cada um dos participantes.

“O projeto é importante porque a gente tem uma disciplina tanto aqui como lá fora. O projeto também é bom pra questão de a gente saber se defender em situação de risco, e a gente está pronto para poder ajudar”, afirma Maísa de Lima, subinspetora (aluna do projeto).

“Estamos aprendendo experiências novas para que no futuro a gente possa ser um guarda municipal”, disse Luís Ricardo, aluno do projeto.

“É muito bom porque no futuro a gente vai precisar. Eu consegui realizar”, disse a aluna Sara Sofia.

Algumas mães também são voluntárias e acompanham as crianças em cada treinamento.

“Como voluntária, eu participo do projeto e acompanho o meu filho. Ele coloca as crianças o mais obedientes possível, e eles melhoram bastante o comportamento”, ressalta Socorro Magalhães, mãe e voluntária.

Atualmente, o projeto Guarda Mirim conta com 158 inscritos de 8 a 18 anos dos bairros Teso Duro, Eugênio Coutinho, Bacuri e Antenor Viana.