A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) está realizando a partir do Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim, a webconferência “Diálogos Sobre Educação em Tempos de Isolamento Social no Cenário da Covid-19”. A secretária Ana Célia Damasceno explica o que é o Programa de Retorno Gradual (PRG) às aulas em Caxias.

“A Semect instituiu o PRG e decidimos que seria melhor nós conversarmos com os nossos educadores e coordenadores pedagógicos, como fazer, qual a melhor estratégia. São três dias de webconferências para dialogar sobre educação em todos os segmentos. Estamos dialogando sobre temas importantes para que juntos possamos chegar a um plano de trabalho, a melhor estratégias deve ser a partir de todos nós”, afirma.

Quase 1.000 pessoas se inscreveram para participar do encontro virtual, que tem por objetivo o debate sobre como dar seguimento às atividades escolares mesmo em momento de pandemia. O momento é de amadurecimento de uma estratégia para que educação em Caxias seja retomada, embora ainda não se tenha uma data.

O evento acontece entre os dias 23 e 25 de junho. No primeiro dia (23), o foco foi a Educação Infantil e Especial; nesta quarta-feira (24), Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos, e, no encerramento (25), a abordagem será sobre a saúde do professor e o papel da família.

“Fui convidada para falar sobre educação especial e inclusiva neste momento, e o que os pais podem fazer. A família sempre foi convidada a participar da educação, mas agora é a família que é a grande protagonista, porque o professor está em casa mediando tudo isso”, explica Francidalva Filha, professora da Universidade Estadual do Maranhão.

“A ideia é dialogar com a comunidade escolar, e estamos tirando dúvidas, fazendo esclarecimentos. Vamos estar fortalecendo os profissionais, tentando esclarecer os pontos de como será e possivelmente de como será a retomada em tempos de isolamento social”, Fátima Sousa, assessoria multiprofissional da Semect.

“É um momento de se desafiar e estudar um pouco mais. Nós vamos finalizar com um diálogo sobre a família. Acredito que temos muito a ofertar”, afirma Ana Célia Damasceno.