A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, (Semect), por meio da Coordenação do PDDE, promoveu encontros virtuais em dois momentos, com o objetivo de adequar as escolas às novas normas sanitárias durante a pandemia da covid-19. A reunião contou com a participação de 120 integrantes nas ocasiões.

Entre os dias 22 de junho e 2 de julho, dentre outros encontros para tirar dúvidas, o objetivo foi aprimorar as propostas para melhorar a assistência aos estudantes. O último encontro com os presidentes das Unidades Executoras Próprias (UEx) foi para também falar sobre o retorno gradativo das aulas, ainda sem data prevista, mas no momento propício e com as devidas medidas de segurança estabelecidas pelo MEC e orientações governamentais em consonância com as municipais, para que seja feito no momento adequado e com todas as precauções possíveis que são determinadas pelo Ministério da Saúde e para que não exponha nenhum professor ou aluno a algum risco de contaminação, assim como nenhum profissional da educação.

Para a Semect, o encontro foi muito proveitoso, houve muitas sugestões, questionamentos e resoluções. Ao término, gestores fizeram algumas sugestões,  a exemplo da professora Janilde Alencar, que ressaltou a importância do investimento no comércio local.

“Eu acredito que investir no mercado de negócios local é importante pois ajudamos o comerciante do município e o nosso investimento nesse instante, circula na própria cidade, beneficiando os caxienses”, destacou a gestora.

Já o gestor professor Macedo sugeriu pesquisa contínua para comprar equipamentos com recursos do PDDE. “Precisamos pesquisar para conseguirmos bons preços e materiais com qualidade, o recurso é advindo do PDDE e as escolas utilizam conforme suas demandas, com orientação da coordenação do programa”.

A equipe do PDDE Interativo, coordenado por Lêda Rodrigues, orienta continuamente os presidentes e tesoureiros das UEx. Ela encerrou destacando a necessidade dos encontros virtuais com os presidentes das UEx.

“As reuniões e atendimentos via WhatsApp têm por objetivo passar as diretrizes para unidades executoras de como proceder com os recursos, porque o governo federal afirmou que ajudou as escolas, mas na realidade o que foi feito realmente foi a antecipação  das duas parcelas dos recursos  juntas, então, para trabalharmos em conjunto com o FNDE. Resolvemos informar cada escola que recebe esse recurso para ajudá-los, e explicar que será um parceria onde essa verba será utilizada no combate à covid-19 e a Semect irá disponibilizar a compra de itens para fornecer às unidades educacionais, como termômetro de infravermelho, entre outros itens de combate à covid-19″, destacou Lêda Rodrigues.

A secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, destacou a importância dos esclarecimentos repassados. “Solicitamos esses encontros virtuais com todas a unidades executoras do município para que pudéssemos esclarecer a todos sobre o recurso advindo do PDDE. Estamos conversando com todas as coordenações continuamente, desde o início da pandemia, para que de todas as formas possamos realizar trabalhos para combater a pandemia e melhorar a situação dos nosso educadores e alunos”, frisou a secretária.