O I Bate Papo com os Arquitetos e Engenheiros, sobre o Patrimônio Histórico e Cultural, foi realizado na tarde dessa quinta-feira (04), no Salão Nobre do Centro de Cultura. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, por meio do Departamento de Defesa ao Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC), o momento serviu para conhecer a legislação e trabalhar formas de garantir a proteção e preservação da riqueza histórica e arquitetônica de Caxias (MA).

“Nós estamos reunindo engenheiros e arquitetos para distribuirmos a eles a nossa Lei do Patrimônio Histórico e Cultural. É uma forma de nos unirmos um pouco, interagir e, pedir ajuda deles para quando forem realizar os projetos de construção ou revitalização de algum prédio, que a gente possa a e de algum prédio aqui o centro, para Leonardo Barata – secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude

“Há edificações do final do Século XVIII e, início do Século XIX, nós temos a responsabilidade de lutar pela sua preservação e proteção. E, isso se dá de forma participativa. Hoje conversamos com o segmento técnico para que a gente possa estabelecer uma linha de ação, uma elaboração e articulação dessa política para que possamos ter a preservação do nosso acervo arquitetônico, que ainda pode ser salvo”, frisa Wibson Carvalho, coordenador do Departamento de Defesa ao Patrimônio Histórico e Cultural

“Essa reunião é fundamental para preservação do Patrimônio de Caxias, porque ela é uma reunião congrega toda área da construção civil. E, o arquiteto e o engenheiro é o primeiro contato do cliente com o imóvel. Cabe ao profissional passar para o cliente que não entende de leis, para que eles entendam os direitos e deveres diante do Patrimônio Histórico”, lembra Ezíquio Neto, Presidente da Associação Amigos do Patrimônio.

Dentre os atores envolvidos, o encontro conseguiu dialogar com as secretarias de: Meio Ambiente e Defesa Civil; Conselho de Arquitetos Urbanistas; Secretaria Adjunta de Urbanismo; CREA – MA; Arquitetos e Engenheiros; departamento do Patrimônio Histórico; Secretaria Municipal de Planejamento e secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Dentro da Lei de Crimes ambientais, há uma previsão legal no caráter urbanístico, que é cuidado pelo Meio Ambiente. Então, nós estamos aqui para integrar a questão sobre o Tombo, que há sobre Caxias. E, nós como guardiões do Patrimônio Histórico estamos aqui. Em Caxias, temos que definir o tipo de Tombo, para que os construtores e empreendedores sigam para que não tenham nenhum problema junto à administração pública”, frisa Erick Lima, coordenador de licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil

“Todo cidadão tem que sentir orgulho do Patrimônio Histórico, e a Prefeitura de Caxias está de parabéns em reunir pessoas de várias áreas. Eu, estou representando o CREA-MA, tanto para investigar o exercício ilegal da profissão de engenharia, mas também colaborar com boas práticas. E, estamos a disposição da comunidade, porque essa responsabilidade pelo Patrimônio Histórico ela é coletiva”, destaca Arnaldo Arruda, Inspetor Chefe do CREA-MA.

“A Secretaria de Urbanismo vai analisar todos os aspectos de acessibilidade e todas as questões voltadas para o Patrimônio Histórico. Atualmente, nós temos um problema de obras no Centro Histórico sendo demolidas, e estamos aqui para alinhar e entrar em um consenso em relação à preservação do Patrimônio Histórico”, lembra Gentil Neto, Secretário Municipal Adjunto de Urbanismo.