A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia realiza a Campanha Busca Ativa Escolar 2021, com o objetivo de continuar o atendimento as metas referentes à universalização de ensino definidas no Plano Municipal de Educação/PME.

A Busca Ativa Escolar é estratégia de enfrentamento da exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O trabalho foi implementado no município de Caxias em 2018, possibilitando identificar crianças, adolescentes, jovens e adultos fora da escola ou em situação de risco de evasão, contribuindo significativamente para o aumento das matrículas nas escolas da rede municipal de ensino.

A Coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar da SEMECT, Delcy Silva Andrade, ressalta a importância da campanha nesse momento. “É fundamental nesse momento, o comprometimento de todos para que consigamos envolver o maior número de pessoas com o intuito de massificar a propagação do “Busca Ativa escolar” assim, poderemos resgatar os alunos evadidos, ou em risco de evasão, são eles, crianças, jovens e adultos, para tanto, é valido ressaltar que mesmo em tempo de pandemia, ninguém pode ficar fora da escola, pois o prejuízo educacional seria ainda muito maior”, frisou a coordenadora.

A Secretária de Educação de Caxias Profa. Msc. Ana Célia Damasceno em alinhamento com o prefeito de Caxias Fábio Gentil, explicou as diretrizes a serem executadas. “Esse é um momento de ação efetiva, em que precisamos resgatar alunos que estão evadidos ou que não foram matriculados, que venham através dessa campanha de chamamento e reflexão de pais ou responsáveis para comparecer a escola mais próxima de sua residência, para matricular seu filho. Não queremos nenhum aluno fora da escola. Já perdemos muito com essa pandemia, mas não podemos nos esquivar do mais importante que é salvar vidas e educar com inteligência, por isso estamos utilizando plataformas de ensino seguras que proporciona um ensino de qualidade conforme as possibilidades do momento”, concluiu a secretária.