Uma reunião de trabalho no Memorial da Balaiada no Morro do Alecrim na manhã última sexta feira (05/05) com as presenças do prefeito de Caxias-MA Fábio Gentil; da secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno; do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Artur Quinino e do secretário adjunto de Turismo, Fernando Santos, colocou em pauta a valorização da história de Caxias.

O objetivo foi somar ideias para a realização de um espetáculo dentro do projeto Balaiada, denominado “Espetáculo Balaiada”, que visa dar mais visibilidade ao acontecimento histórico e incentivar os caxienses a conhecerem a própria história.

Esse é nosso terceiro encontro. O nosso objetivo é mobilizar estudantes, professores e a sociedade e valorizar a cultura caxiense. A ideia é trazer os estudantes e os mesmos dialogarem com seus pais, e assim, eles vão assimilando o cotidiano histórico da cidade. Não é algo como o espetáculo ‘Cidade Sacra’ que realizamos na Semana Santa, mas vamos encenar algo que aconteceu aqui na cidade e as pessoas vão se perceber, pois, temos o drama, a pesquisa e a vestimenta”, explicou o secretário Artur Quirino.

Se a gente incentivar o conhecimento sobre a história da cidade, no futuro os estudantes vão poder passar em concursos públicos com mais facilidade. A gente que olhar as condições para os alunos passarem em concursos públicos com uma história local. A ideia é envolver os alunos da rede pública e os pais, na verdade é uma grande movimentação da cidade para a realização do espetáculo”, lembrou o secretário adjunto Fernando Santos.

Além do espetáculo, outras ideias como a produção de paradidáticos para os alunos da rede municipal, histórias em quadrinhos, produção de peças publicitárias para divulgar a cultura, além da construção de galerias sobre a história da cidade de Caxias foram pontos discutidas. A previsão é que o “Espetáculo Balaiada” seja realizado em outubro de 2017 no adro da Igreja Catedral, que é um teatro a céu aberto, dando uma visão privilegiada ao público.

Esse espetáculo está sendo pensado com o envolvimento dos historiadores e nós da secretaria vamos também fazer a produção de paradidáticos com a nossa história para envolver os alunos produzir revistas junto a professores com interesse em publicar seus trabalhos”, explicou a secretária Ana Célia Damasceno.

O encontro despertou no prefeito Fábio Gentil o interesse em criar uma política pública ampla voltada para a valorização da história da cidade. A construção do mirante no morro do alecrim é uma das estratégias que serão utilizadas para atrair os turistas e também o para atrair o próprio caxiense para mais perto da sua história.

Nós estamos diante da valorização da cultura caxiense, é um projeto que envolve professores, historiadores, alunos, escolas e a comunidade. Eu acredito que nós podemos fazer algo maior pela cidade, resgatando a história e a memória da cidade, produzindo livros e fazendo com que a nossa população tenha o desejo de conhecer o que nós temos e como é importante valorizarmos. Estamos pensando em adquirir um ônibus para que o Memorial da Balaiada possibilite o acesso dos estudantes às visitações para conhecer um pouco mais a história da nossa cidade. Se nós não valorizarmos a nossa história, quem vai valorizar?”, ponderou o prefeito Fábio Gentil.

Confira mais fotos da ocasião :

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,