Representantes de órgãos municipais participam de treinamento da REDE SIM em Caxias
O treinamento da REDE SIM, realizado por meio do Programa Empresa Fácil do Governo do Estado e Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA), reuniu representantes de prefeituras da região dos cocais no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) nessa quarta-feira (21).
De Caxias estiveram representadas a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca; Secretaria Municipal de Indústria e Comércio; Assessoria Especial da Prefeitura de Caxias e Secretaria de Planejamento, Finanças e Administração.
A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (REDE SIM) tem por objetivo facilitar o registro empresarial, reduzindo custos e o tempo de legalização das empresas por meio da reunião em uma única plataforma de todos os órgãos, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, dentre outros.
No Maranhão, o Programa Empresa Fácil da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio centraliza as ações da REDE SIM na capital. O coordenador da REDE SIM no Maranhão, Ítalo Lima, destaca os benefícios das ações.
“A REDE SIM é uma lei de nº 11.598/2007 implementada no Maranhão em 2015. Através dessa lei foi criado o Empresa Fácil para facilitar o registro e legalização das empresas. A gente precisa das prefeituras para fazer esse serviço para o contribuinte”, lembra Ítalo Lima, coordenador da REDE SIM no Maranhão.
Para as representantes das Salas do Empreendedor de Caxias e Codó, o treinamento foi de grande importância para ajudar os empresários com orientações sobre como agilizar o registro de suas empresas, que em Caxias é feito junto à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Administração.
“Um momento oportuno para esclarecer dúvidas, embora a gente ainda não faça uso do sistema Empresa Fácil na Sala do Empreendedor, mas nós podemos tirar dúvidas sobre consulta de viabilidade. Podemos estar encaminhando esses empresários para a JUCEMA quando não for de nossa competência”, destacou Lígia Gardênia, agente de desenvolvimento de Codó.
“A JUCEMA nos passou que nós temos que orientar os empresários para os órgãos competentes, como Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Tributos, então a gente encaminha esses empresários para essas secretarias”, afirmou Adriana Valéria, agente de desenvolvimento de Caxias.