O encerramento do curso de Panificação, depois de 200 horas de curso, envolvendo mais de 80 famílias em 4 turmas, foi realizado na Creche da Vila Paraíso, por meio do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST), que é executado pela Secretaria Municipal de Planejamento em parceria com o Governo Federal, onde existe o programa Minha Casa Minha Vida. Quem participou do curso de panificação, o último executado nesta fase do PSDT, acredita que obteve muitos ganhos.

“Eu sabia fazer o básico. Mas aqui a gente aprendeu a fazer salgados, biscoitos e pães. Valeu muito a pena participar, fora as amizades que a gente fez”, frisa Rosecléia dos Santos, moradora da Vila Paraíso.

“A gente sempre quer fazer melhor. Eu aprendi a fazer o pão francês, tigre, pizza e muitas outras coisas. Futuramente dá pra abrir o próprio negócio”, acredita José da Silva, morador da Vila Paraíso.

“Eu já tenho um pouco de prática. Esse curso foi um dos melhores que já fiz e, quem sabe no futuro, uma empresária. Nós aprendemos de tudo, desde o passo inicial até esse momento”, lembra Neide Oliveira, moradora da Vila Paraíso.

“O curso de panificação compreende 200 horas de teoria e prática, contemplando a parte de relações humanas, orçamento, e na parte prática tem a parte de fermentação, massa, recheio e muitas outras informações. Graças a Deus temos mulheres já ganhando dinheiro”, diz Sheylysbald Carvalho, professor do Curso.

Ao longo de quase um ano do PDST, foram executados 44 cursos, a exemplo de: Doces e Salgados; Panificação, Corte e Costura; Bombeiro Hidráulico; Pá Carregadeira; Assistente Administrativo e Informática. Além disso, foram 200 palestras ministradas de julho de 2018 até este mês de junho.

“Nós tivemos o apoio da empresa Contrate, que prestou a assessoria. Tivemos um período de 4 meses acompanhando essas garotas, elas aprenderam muita coisa. E para nós é muito gratificante ver esse resultado, uma vez que elas aprenderam a gerar renda pra sociedade”, pontua Leomana Barbosa, coordenadora do PDST.

“Dentro do escopo do projeto temos a parte social. Tivemos a parte de treinamento, tendo 200 palestras ministradas, com 10 atividades diferentes e 44 cursos. Estamos finalizando o projeto PDST, a gente ainda pode ter algumas atividades. Hoje eles são qualificados, onde eles podem ir para o mercado de trabalho, como também podem abrir o próprio negócio”, ressalta Vidigal Torres, secretário adjunto de Planejamento de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem:

 

Palavras chaves: