O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, foi ao bairro Cohab conhecer o projeto Lar da Alegria de Deus, que visa ajudar pessoas com depressão. A ação voluntária da fundadora do projeto, Lurdes de Sousa, agora também vai contar com o poio da Prefeitura Municipal de Caxias.

“Eu aluguei essa casa com a fé em Deus e eu tenho certeza que vou vencer em nome de Jesus, pra que minhas colegas possam brincar, jogar dominó, jogar baralho, pra limpar as mentes das amigas, porque a maioria dos casos aqui é depressão e nós vamos ajudar. O prefeito Fábio Gentil se comprometeu em ajudar com estrutura e psicólogo, e nós agradecemos pela vinda dele hoje aqui”, afirma Lurdes de Sousa.

“Aqui nós damos uma palavra de incentivo para colocar essas mulheres pra cima. Porque a gente sabe que para colocar pra baixo tem muita gente, mas pra colocar pra cima são poucas. Nós agradecemos ao nosso prefeito por ter vindo aqui hoje”, disse Claudia Matos, coordenadora.

“Nós estamos com o apoio do prefeito para ajudar na casa e vai dar tudo certo, já deu certo”, afirma Regiane de Sousa, voluntária.

“Eu venho buscar ajuda porque a gente não sabe as vezes onde procurar, então eu agradeço demais essa ajuda”, disse Maria dos Santos, assistida.

“Este lar vai cuidar das mulheres que precisam de uma assistência maior. Para nós é de extrema importância. Quando a gente conhece a gente vê no que pode ajudar, essa é uma demonstração de que podemos oferecer sempre alguma coisa. Com a boa vontade, a dona Lurdes está ajudando, e todos os projetos que visam ajudar a nossa população, nós estamos prontos para ajudar”, afirma Fábio Gentil.

De lá, o prefeito participou do encerramento das atividades do Centro de Reabilitação, no Centro da cidade. O local completou um ano de inauguração e é mantido com recursos próprios do município, oferecendo atendimento, por uma equipe multiprofissional, para aproximadamente 120 pessoas por dia.

“O Centro de Reabilitação sempre prioriza os pacientes. Nós fizemos um ano agora e sempre trazendo o paciente para o atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, além do acolhimento pelo assistente social”, afirma Glória Lobão, coordenadora.

“Aqui a gente não faz apenas a reabilitação do físico, mas também trabalhos que engrandecem o trabalho do CER, e que nós temos a possibilidade de ter uma melhor resolutividade e temos a alegria de oferecer o melhor atendimento. Então, é com muita alegria que hoje estamos aqui para parabenizar toda a equipe pelo trabalho”, afirma Socorro Melo, secretária municipal de saúde.

“O Centro de Reabilitação é muito importante, hoje temos o encerramento das ações de 2019, mas tivemos aqui uma prestação de contas, dizendo o que fazem, o que fizeram e o que pretendem fazer. Aqui nós temos profissionais de alta qualidade e é por isso que temos a recuperação rápida das pessoas que passam por aqui”, afirma Catulé, presidente da Câmara Municipal.

“Toda manutenção é feita com recursos próprios. Nós aumentamos o número de profissionais, o número de atendimentos mensais, e abrangemos todas as especialidades. Sabemos que há um custo maior, mas sabemos que é pelo bem da nossa população, e nós temos o intuito de construir a nossa própria sede. Estamos melhorando para contribuir com toda a nossa população de Caxias”, conclui Fábio Gentil.

Veja na reportagem: