Complexo Ferroviário de Caxias será revitalizado com a implantação de um moderno complexo cultural.

Acontece nesta terça-feira (14), às 16h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de revitalização do Complexo Ferroviário de Caxias, que inclui o prédio principal onde funcionou a antiga estação de trem e que hoje abriga o IHGC.

A obra estimada em R$ 7,5 milhões será realizada com recursos do governo federal e é fruto do empenho e da parceria entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA), o IHCG e a Prefeitura de Caxias.

Quando pronta, deverá contemplar um teatro, auditório, cinema, área de exposição e uma ampla biblioteca, com laboratório de restauração e digitalização de documentos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do turismo na cidade.

“Estou feliz em ver mais uma grande obra sendo construída na minha gestão e em ver mais uma área sendo revitalizada. A exemplo da área onde hoje funciona o Mirante da Balaiada, agora teremos a região da Galiana, completamente revitalizada com esta grande obra, que muito vai somar para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade”, afirma o prefeito Fábio Gentil.

“Assim que fui convidado para compor o secretariado do prefeito Fábio Gentil, visitei a sede do Iphan em São Luís em busca de parcerias para Caxias. Na ocasião, tomei conhecimento da existência deste projeto, feito ainda na gestão da então presidente Kátia Bogea e que me foi apresentado pelo superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. Reuni então com o presidente do IHCG, desembargador Arthur Almada Lima Filho, que com muito zelo lidera a conservação do prédio principal, onde funciona o IHCG. Finalmente, em outubro deste ano tivemos a boa notícia da liberação do recurso”, informa o secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos.

“Dentre outras coisas boas que esta obra contempla, me entusiasma muito o fato de voltarmos a ter um bom teatro. A história de Caxias registra a existência de dois grandes teatros no início do século XIX. O Teatro União, que chegou a ter 2 fileiras de camarotes, e o Teatro Fênix, que funcionou no mesmo local, onde também já existiu o Ginásio Caxiense, em frente à Facema”, acrescenta o desembargador.

A obra vai resgatar mais um capítulo da história de Caxias. Será também o estímulo para a reativação de uma locomotiva com vagões para fazer um passeio turístico no trecho Caxias-Engenho d’Água, um sonho antigo do atual prefeito de Caxias e que agora, com o restauro dos prédios do Complexo Ferroviário de Caxias, está mais perto de se realizar.

A Estação Ferroviária abriga o IHGC, que tem 16 anos, com uma biblioteca e mais de 5 mil livros, jornais de época, dentre outros documentos. Com a reestruturação, Caxias vai ganhar um espaço de primeiro mundo.

“Isso não se faz sem a colaboração da Prefeitura de Caxias, nós temos que contar e contamos com o prefeito Fábio Gentil. Isso fortalece a convicção de que o poder público caxiense, o Iphan e o governo federal estão irmanados para realizar este sonho dos caxienses. Um teatro maravilhoso e tudo o mais que representa para o Instituto Histórico e Geográfico”, disse Arthur Almada Lima.

Palavras chaves: