O Decreto n° 94/2020, baixado pela Prefeitura de Caxias e que tem como base outras medidas de emergência de saúde públicatendo em vista o enfrentamento à ameaça de propagação do novo coronavírus, terá um reforço a mais para ser cumprido na sua integralidade. A Polícia Militar, em parceria com a prefeitura, vai fiscalizar o cumprimento das medidas. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caxias, tenente-coronel Jurandy Braga, em vídeo gravado e difundido via redes sociais, destaca a parceria entre a PM e a prefeitura.

“A Polícia Militar, em conjunto com a equipe da Prefeitura de Caxias, estará nas ruas fiscalizando o cumprimento desse decreto. Sua colaboração é fundamental. Se todos ficarem em casa isolados por 15 dias, em quarentena sanitária, o número de infectados pelo novo coronavírus será menor e a vida de todos voltará ao normal bem mais cedo. Contamos com a sua colaboração”, solicita o comandante.

Desde às 0h desta segunda-feira (23), está em vigor a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, inclusive shopping centers, bem como as atividades de construção civil, no âmbito do município de Caxias, pelo prazo de 15 dias, podendo este prazo ser prorrogado por igual período sucessivamente enquanto durar o estado de calamidade pública em razão do avanço do novo coronavírus.

“Caxias não tem nenhum caso confirmado, mas precisamos do apoio de todos. Quero conclamar toda a população a evitar sair de casa para ir a festas, o município não vai liberar alvarás. Que a família seja uma verdadeira família, que fique em casa, que fique conduzindo a família como um todo. Assim é a única forma de não alastrarmos tudo isso”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A PM também intensificou os trabalhos de fiscalização na tarde desta segunda-feira no Residencial Vila Paraíso. Foi a primeira comunidade a receber a Operação Bairro Seguro. Veículos e pessoas foram revistadas, mesmo com as restrições impostas pelo Ministério da Saúde quanto à proximidade que se deve manter entre as pessoas.

“A nossa intenção é reduzir estes delitos mais agudos que têm sido registrados aqui. Todos que vêm a Caxias têm o direito de aqui ficar e prosperar, mas de maneira lícita. Ladão não terá sossego em Caxias. A nossa missão é fazer cumprir a legislação”, afirma o tenente-coronel.

Mesmo com todas as precauções, os moradores do residencial aprovaram a intensificação da fiscalização e a presença policial. A operação é uma resposta aos assaltos e homicídios praticados em Caxias por assaltantes locais e de Timon.

“É muito boa esta fiscalização. Espero que continue, a gente se sente mais seguro”, afirma Wilson Amaro, motociclista.

Alguns policiais fazem uso de EPIs, como com luvas e máscaras, para se protegerem durante as abordagens, pois é necessária a aproximação das pessoas que serão fiscalizadas. Segundo o comandante do 2º BPM, até agora não há qualquer decisão que impeça a polícia de atuar no combate ao crime por conta do novo coronavírus.

Palavras chaves: