A entrega oficial da escola Edwirgens Gonçalves Costa, que faz uma homenagem a uma professora e antiga proprietária das terras da comunidade, foi realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), nesta terça-feira (30) no povoado Santo Antônio, no 2º Distrito de Caxias.

Por conta da pandemia, poucas pessoas participaram da inauguração, para evitar aglomerações. A entrega foi rápida e contou com alguns representantes das secretarias, além de parlamentares representando o legislativo municipal, alguns integrantes da comunidade e funcionários da unidade de ensino.

A escola conta com 6 salas de aulas, uma sala de leitura, uma sala de computação, secretaria, sala de professores, 5 banheiros, 3 depósitos e uma cantina e vai funcionar nas modalidades de ensino Educação Infantil, 1° ao 5° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJAI). A escola vai atender a 67 estudantes, tanto do Santo Antônio, quanto das comunidades adjacentes.

“Aqui será uma escola polo e pretendemos otimizar o trabalho dos professores, trazendo para cá do 6º ao 9º ano, porque aqui nós temos Educação Infantil, Educação Fundamental 1 e EJAI. E queremos trazer um ensino para os jovens. A escolinha que ficou ali do lado, queremos abrir um projeto social para as crianças, jovens e mulheres que querem aprender a costurar bolsas e carteiras”, explica Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Durante a inauguração o secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais, destacou que, mesmo durante a pandemia e com as equipes reduzidas, a prefeitura continua executando as obras, mesmo que em ritmo lento. Ele lembrou que a gestão municipal está construindo mais 4 escolas novas e, além disso, está reformando 14 unidades, entre zona urbana e rural.

“Mesmo durante a pandemia, iniciamos a reforma de 14 escolas e estamos iniciando o andamento de 4 escolas do zero: escola do Bairro São Francisco, na zona urbana, com 4 salas de aulas; escola do povoado Engenho D’Água, com 8 salas de aulas; além disso, nos povoados Morros e Canto Escuro. E hoje estamos entregando esta escola que vai servir aos moradores e pessoas dos povoados vizinhos, aqui é um polo. Quando as aulas retornarem, esta escola vai estar apta a receber os alunos”, afirma Murilo Novais.

Para os moradores da comunidade e para os integrantes da unidade de ensino, o momento é de muita alegria e a escola vai ser de grande utilidade para todos os moradores.

“É um imenso prazer e orgulho ter uma escola neste porte. Edwirgens Gonçalves Costa foi a professora e antiga proprietária desta localidade. Queremos agradecer à prefeitura e à Secretaria de Educação por esta escola, que vai ser de grande utilidade”, afirma Maria da Conceição, gestora escolar.

“Eu estou muito feliz, porque temos um novo prédio. Foram muitos anos, mas hoje é um sonho realizado. Estamos muito felizes, esperamos que em breve a gente possa estar dando aulas para os nossos pequenos. Neste momento tão difícil houveram algumas mudanças e estamos trabalhando com atividades remotas, mas torcemos a Deus que voltemos logo”, frisa Maria Gerlane, professora.

“Esta escola tem importância tanto para nós como para as comunidades circunvizinhas. Hoje é um momento muito delicado, nós estamos na torcida para que volte tudo ao normal, que é uma coisa que nós desejamos para que todos voltem a ter aulas”, frisa Antônia de Jesus, moradora da comunidade.