Com base no Decreto Municipal nº 185, de 6 de julho de 2020, a Prefeitura de Caxias antecipou os feriados municipais de 1º de agosto, de Adesão de Caxias à Independência do Brasil, e de 4 de outubro, homenagem a São Francisco, para esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). Com isto, até este domingo (12), as atividades comerciais e bancárias estão fechadas no município.

A partir de segunda-feira (13) até o dia 19 de julho, somente os serviços essenciais podem funcionar, a exemplo de bancos, farmácias, supermercados, dentre outros, seguindo as orientações de distanciamento social, uso de máscara, água e sabão ou álcool em gel. No caso específico dos bancos, a partir desta segunda-feira até dia 19 de julho, o atendimento será realizado a cada dia com base nas iniciais dos nomes dos nomes dos clientes:

1.    SEGUNDA-FEIRA – Público com iniciais de A até E;

2.    TERÇA-FEIRA – Público com iniciais de F até J;

3.    QUARTA-FEIRA – Público com iniciais de K até N;

4.    QUINTA-FEIRA – Público com iniciais de O até S;

5.    SEXTA-FEIRA – Público com iniciais de T até Z.

Grande parte dos caxienses acredita que somente assim a quantidade de pessoas pode diminuir no Centro Comercial de Caxias.

“É importante e diminui o fluxo de pessoas nas ruas. O fluxo de gente está muito grande aqui na rua, bancos, praças, está muito cheio de gente. As pessoas não estão respeitando as regras”, afirma Benedito Rodrigues, cliente.

“Acho importante devido à pandemia. Há a necessidade do distanciamento das pessoas, porque ainda não se tem remédio, então fazendo assim evita mais. É melhor também porque tem mais organização”, frisa Alan James, cliente.

Eles também acreditam que atualmente não falta informação, mas obediência às regras por parte da maioria das pessoas.

“O problema é que as pessoas não estão querendo obedecer às regras, porque informação todo mundo tem”, reforça Benedito.

“Acho que é obediência, muita gente não quer cumprir a lei. Às vezes a necessidade também. Outras pessoas vem sem necessidade para o Centro. Pela manhã aqui fica lotado”, afirma Alan James.

No final da tarde dessa quarta-feira (8), a Caixa Econômica Federal já estava afixando as informações, tanto sobre o feriado antecipado, quanto a informação de que a partir de segunda-feira o atendimento será pela iniciais dos nomes. O decreto municipal também estabelece que o não cumprimento das determinações pelas instituições bancárias pode resultar em multa no valor de R$ 2.000,00 por cada ato de descumprimento.