O trabalho de fiscalização aos estabelecimentos comerciais continua sendo realizado na região central de Caxias e nos bairros. A força-tarefa composta pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, agentes de trânsito, Guarda Municipal e equipe da Tributação fez orientações e notificações de estabelecimentos que insistem em permanecer abertos, mesmo diante dos feriados.

As vistorias aos estabelecimentos comerciais tiveram início nessa quinta-feira (9) buscando a sensibilização dos proprietários para manterem seus estabelecimentos que não prestam serviços essenciais fechados, como consta no Decreto Municipal nº 185, de 6 de julho de 2020, que estabelece o funcionamento apenas de serviços essenciais de 9 a 19 de julho. O objetivo da ação é reduzir a disseminação do vírus em Caxias.

Nesta quinta-feira (9), Caxias celebrou o feriado antecipado de 1º de agosto (em alusão à Adesão de Caxias à Independência do Brasil) e nesta sexta-feira (10), o feriado de 4  de outubro (homenagem a São Francisco). Os trabalhos de fiscalização serão realizados de maneira mais rígida, visando principalmente a preservação da vida dos caxienses.

“O trabalho está fluindo direito. São poucas as resistências que estamos tendo, mas onde temos nós conversamos e explicamos, mas a grande maioria está engajada na luta contra a covid-19. A ideia é que a população possa colaborar. A gente verifica que nos bairros ainda está tendo uma resistência, mas nós estamos trabalhando para conscientizar a todos”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

A campanha #TodosContraoCoronavírus, envolvendo a prefeitura, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), igrejas e shopping center, está trabalhando junto às instituições a ideia de que todos são responsáveis para a diminuição dos casos de covid-19 em Caxias.

“A gente vê muita gente no Centro e nos bairros de Caxias, então a gente precisa dar uma parada nessa altura do pico para a gente contribuir”, afirma Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Caxias.

“Com essa paralisação o que visamos é diminuir essa curva. Dia 20, quando retornarmos, vamos estar no horário na parte da tarde”, frisa Maria dos Remédios, presidente da CDL.

“É uma medida necessária para conter a propagação do vírus. Nós vamos dar todo o apoio”, disse Agostinho Neto, presidente da subsecção da OAB em Caxias.

“O comércio apoia as ações da prefeitura, mas é importante que a população dê o apoio maciço para que nós possamos voltar o mais breve possível”, frisa Ivan Ferreira, presidente do Sindilojas.

Palavras chaves: ,