EDUCAÇÃO – Rede municipal de educação realiza encontros para otimizar ensino remoto
A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect), visando melhor desempenho das atividades remotas na educação municipal, realizou um encontro com a equipe gestora e professores. Na ocasião, foram debatidos temas que dizem respeito ao desenvolvimento das ações de prevenção, desinfecção e estratégias para preparar todas as escolas, para que no momento propício as atividades escolares possam voltar gradualmente.
Enquanto as aulas não retornam presencialmente, as unidade de ensino realizam encontros virtuais e presenciais, quando necessário, seguindo as normas preventivas do Ministério da Saúde, para que os profissionais da educação possam realizar suas atividades remotas com maior eficácia junto ao alunado. A finalidade do trabalho nos encontros é reiterar a importância da continuidade da integração de todos os trabalhos pedagógicos executados no segundo semestre de 2020, a partir das experiências vivenciadas, e aliar maiores esforços para buscar a superação dos desafios no atual cenário durante a pandemia da covid-19.
Nessa segunda-feira (3), a equipe gestora da UIM José Belmiro de Paiva, seguindo as medidas sanitárias, realizou encontro para falar sobre o Plano de Retorno Gradual das Aulas Presenciais, como ressaltou a gestora Jesus Penha.
“A nossa escola realizou esse encontro para fortalecer o vínculo entre escola e família nessa época de pandemia e, assim, proporcionar aos alunos uma melhor eficácia no ensino. E nosso encontro tratou do Plano de Retorno Gradual das Aulas e agenda escolar municipal. Nosso intuito é como poderá ser feito esse retorno de forma consensual juntamente com os professores, para no momento propício podermos retornar às atividades escolares seguindo todas as normas estabelecidas pelos governos federal, estadual e municipal”, destacou a gestora.
Para a professora Jeane Oliveira, que ministra aulas para alunos do 5º ano, “a reunião foi importante, pois nos permitiu compartilhar com nossos colegas, entre outras coisas, as dificuldades com relação às aulas remotas e como o apoio dos pais é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”.
A UIM Profa. Magnólia Hermínia Araújo também realizou uma reunião on-line, mas os professores solicitaram também um encontro presencial, como explicou a gestora Antônia Mironeide. “Nessa reunião, a pretensão maior foi estabelecer outras formas de atividades remotas, que ampliassem o número de alunos a serem beneficiados com um ensino de qualidade. Já utilizávamos a plataforma do PEGE e ensino via WhatsApp, no qual o professor de cada matéria ministra aula e repassa atividade e o mesmo envia pelo privado do professor e para os alunos do campo. Nós enviaremos aos pais e estes entregam a seus filhos, atuando de forma colaborativa com os professores”, explica.
A professora Irenildes Moraes Bezerra, que ensina língua portuguesa, ressaltou a importância da reunião. “A reunião foi muito produtiva, porque tivemos oportunidade de discutir sobre como será esse próximo semestre, e nossa preocupação maior é com os alunos da zona rural, mas estamos criando estratégias para tentar facilitar a aprendizagem”, lembra a professora.
A Semect destaca que somente quando houver as condições devidas é que as atividades presenciais serão realizadas. Enquanto isso, as atividades remotas continuam sendo realizadas, pois já se mostraram uma solução viável para o momento difícil que vive a sociedade caxiense, maranhense e brasileira.