Já está em funcionamento em horário estendido a sexta Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois das UBSs do Antenor Viana, Volta Redonda, Vila Paraíso, Cohab e Campo de Belém, agora a comunidade do bairro Salobro tem à disposição o atendimento até as 22h, ação ofertada por meio do Programa Saúde na Hora. Michele dos Santos chegou antes da equipe médica e foi a primeira a ser atendida nesta quarta-feira (5). Depois de ser atendida pela enfermeira da unidade, foi encaminhada ao médico. Ela afirma que o serviço facilita a vida de quem trabalha durante o dia.

“Eu vim porque minha pressão está alta, eu cuido da minha mãe que é diabética, eu fiquei sabendo cedo, e na hora que eu fiquei sabendo no grupo de WhatsApp eu vim logo. É bom porque tem gente que trabalha durante o dia e não pode vir, então à noite é melhor”, disse a moradora.

“É de grande relevância porque a população vai ter a comodidade de ter o atendimento sem precisar se deslocar a uma unidade hospitalar. Aqui funciona como extensão de todo o trabalho realizado durante o dia. Temos pessoas que trabalham durante o dia e não podem ser atendidas por conta do trabalho, mas elas podem vir que estamos à disposição para realizar o atendimento”, frisa Rosângela Oliveira, enfermeira.

O médico da UBS do bairro Salobro, Osmar Silva, lembra que todos os serviços oferecidos durante o dia também serão ofertados durante a noite, a exemplo de exames e medicações, curativos, troca de receitas, inalação, vacinação, dentre outros.

“Nós fazemos renovação de consultas, exames, todo atendimento normal realizado durante o dia é oferecido durante a noite. A medicação que eu prescrever na UBS será fornecida aqui. Nós estamos na primeira semana, estamos vendo a demanda para complementar mais e mais, para que a gente tenha o atendimento de todos. Tem muita gente que não tem tempo de vir fazer alguma consulta, mas o trabalhador terá como vir até às 22h e facilita muito para as pessoas que não tem tempo durante o dia”, afirma o médico da UBS.

Karina Oliveira, também enfermeira da UBS do Salobro, destaca que agora a unidade conta com três equipes, atuando nos três turnos, dando total assistência aos moradores das áreas de abrangência. Além disso, orientações e atendimentos a pessoas acometidas pela covid-19 também serão realizados.

“Aqui na UBS Salobro nós temos três equipes, uma pela manhã, tarde e da extensão até às 22h. Pessoas que precisam, gestantes, diabéticos, dentre outros do atendimento continuado, são todos contemplados. Esse programa permite que as famílias do Salobro tenham um atendimento adequado, principalmente para as pessoas que trabalham durante o dia, é o caso dos homens, por exemplo, que trabalham e não tem como vir durante o dia. Este programa só vem somar e é um desafio por ser um programa novo. Todo atendimento de covid-19 está sendo realizado. Se chegar alguém com algum sintoma, ele vai passar por uma triagem, enfermeiro, que faz a notificação, e tem o médico para atender. Sendo algo mais sério, a referência é a UPA”, explica a enfermeira.

A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, afirma que outras unidades básicas já estão sendo preparadas para também realizar o atendimento em horário estendido.

“A adesão ao Programa Saúde na Hora nos possibilitou nessa segunda-feira a unidade básica do Salobro, que vai funcionar das 8h às 22h. Para a comunidade é a facilitação do acesso e a garantia desses serviços no município, prestando assistência em tempo integral”, afirma a coordenadora.