Nos corredores do Caxias Shopping Center, uma tenda do Serviço Social do Comércio (Sesc) expôs informações sobre o vírus HIV e distribuiu preservativos no Dia Mundial de Combate à Aids. Profissionais também realizaram aferição de pressão arterial e ofereceram outros serviços.

 

“O Sesc  está lembrando o Dia Mundial Contra a Aids em parceria com o CTA e o Caxias Shopping, com o objetivo de prevenção, promoção à saúde e qualidade de vida da comunidade em geral. Nós estamos prestando orientações sobre ISTs, alimentação saudável, distribuição de preservativos, aferição de temperatura e pressão arterial”, explica Rosilane Pontes, assistente social do Sesc e técnica de educação em saúde.

 

Em uma sala, profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizavam os atendimentos. O jovem Ivo Soares fez o teste rápido. Ele afirma que é importante quebrar as resistências e buscar a prevenção. Além disso, ele ratifica o uso do preservativo, que é a forma mais segura de se prevenir contra a aids.

 

“Nós estamos apoiando essa iniciativa, e quando o CTA e Sesc nos procuraram, abraçamos logo. O medo é o principal impedimento para que as pessoas façam o exame, que em menos de 10 minutos já está feito”, frisa Ivo Soares, coordenador de marketing do Caxias Shopping Center.

 

“Nós orientamos o uso do preservativo em primeiro lugar, porque ele é o único artifício mais seguro para se evitar a transmissão do vírus. E também procurar ter uma vida mais regrada. Os jovens têm relaxado muito. Por terem acesso ao medicamento eles relaxam, mas eles não sabem a dificuldade dos pacientes que desenvolvem o HIV”, lembra Kelma Bezerra, coordenadora do CTA/SAE.

 

Com o tema “Caxias na luta pela redução da transmissão vertical do HIV”, a ideia é também proteger quem ainda nem nasceu. O objetivo é diminuir a quantidade de crianças que já nascem com o vírus HIV. O objetivo é fazer com que as mães façam o tratamento adequado com os retrovirais.

 

“A transmissão vertical acontece quando a mãe transmite para o filho durante a gestação e ela não inicia o tratamento adequado. É importante que a mãe faça o exame duas vezes, que é no início de 3 a 4 meses, e entre o 8º e 9º mês. É importante que o casal faça o exame. É importante que a criança e a mãe iniciem o tratamento para que possa ter a possibilidade de que a criança não seja contaminada pelo vírus HIV”, frisa Elisângela Amorim, fisioterapeuta do CTA/SAE.

 

A Campanha Dezembro Vermelho segue até o próximo dia 15 de dezembro.