A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, através da Coordenação Municipal de Juventude, recebeu nesse sábado (19) o Simpósio de Quadrilhas Juninas do Maranhão Etapa Cocais, realizado pela Junina Flor do Ribeirão em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão (Fequajuma).

“O intuito é fomentar cada polo e seus representantes. E hoje eu estive aqui como participante da gestão municipal, falando da importância do município com este apoio. Fomos a sede regional e final da competição aqui em Caxias ano passado, com mais de 20 cidades da região. Caxias vem fomentando o movimento dos jovens e das quadrilhas. Essa união é de suma importância para que as quadrilhas tenham um suporte técnico”, afirma Leonardo Lima, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Há três anos o município vem acolhendo o Festival de Quadrilhas Juninas, tanto a Regional, quanto o Maranhense. Esse ano foi um ano de surpresas por conta da pandemia e, por isso, eles estão fazendo este fórum e também estão trazendo a Caxias, que tem nesses últimos anos, acolhido a eles”, destaca Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

O Simpósio de Quadrilhas Juninas do Maranhão é uma das ações apoiadas pela Lei Aldir Blanc e está servindo como uma forma de promover o diálogo entre os produtores culturais em quatro regiões do estado. No dia 11 de dezembro o encontro foi em Pedreiras na Regional do Médio Mearim; no dia 12 de dezembro, o encontro foi em São Luís na Regional Norte; dia 16 de dezembro, o encontro foi no município Edson Lobão, com a Regional Tocantina; neste dia 19 de dezembro, foi a vez de Caxias. A Flor do Ribeirão e a Fequajuma ainda vão fazer uma etapa final no dia 23 para encerramento das ações, que também são de planejamento das atividades das quadrilhas juninas para 2021. Atualmente aproximadamente 40 quadrilhas fazem parte da Federação.

“O Simpósio tem o propósito de saber como as quadrilhas estão em tempos de pandemia e sinalizar para o governo do estado, para o município e as próprias quadrilhas a nossa programação para 2021. Então, por meio da Lei Aldir Blanc e a Secretaria Estadual de Cultura, a Federação e a Flor do Ribeirão estão tendo esta oportunidade”, explica Elan Dias, integrante da Fequajuma.

“Estamos vivendo estes debates em todas as regionais Cocais, Mearim, Norte e Tocantina. Estamos fazendo essa discussão em cinco momentos que são temas importantes para o movimento junino, para que a gente possa entender a realidade de cada município, a realidade de cada regional e, assim, a gente possa criar o nosso plano de ação para 2021”, afirma Maurício Monteiro, presidente da Fequajuma.