O Educandário Eva Silva Magalhães realizou um momento de acolhimento denominado de Drive Thru da Saudade. A atividade teve por finalidade promover um encontro entre os professores, alunos, a direção e pais de alunos, seguindo todas as normas de prevenção sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e cumpridas com rigor pelo município de Caxias. Além de matarem a saudade, os alunos ganharam um mimo ofertado pela gestão, um cestinha de Natal.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, fez questão de comparecer ao evento para vivenciar presencialmente as ações educacionais que acalmam os corações de alunos e professores, como tem feito sempre, mesmo em época de pandemia. A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect) tem apoiado a iniciativa e colaborou para o feito, que aconteceu em frente ao próprio centro educacional. Francisca Auriane, mãe da aluna Baila Auriele, falou da ideia do Drive Thru .

“Esse Drive Thru é muito importante nesse momento, porque os alunos veem os professores e vice-versa, o que deixa todos muito felizes, porque estudar via vídeo não é a mesma coisa que presencialmente, mas, nesse momento, é o que devemos fazer”, disse.

Já a aluna Naira Auriele, de 7 anos, falou sobre rever os professores. “Eu tô muito feliz porque eu estou vendo minhas professoras, e por causa da pandemia eu não podia, e hoje eu pude matar a saudade”.

O aluno David Reis, de 8 anos, falou desse momento de felicidade. “Muito bom esse momento, porque vi as professoras e amigos”, relatou.

A professora Januacélia Souza falou sobre a saudade e o encontro. “A saudade é grande, mas nem isso nos afastou, porque estamos fazendo desde o início as atividades remotas, e hoje foi um momento especial para matarmos a saudades”, frisou.

A coordenadora Hortência Coelho explicou a grande importância desse momento. “Estamos vivendo hoje uma sensação extraordinária, porque mata um pouco a saudade, respeitando o próximo através do distanciamento, mas afagando com o olhar e carinho”.

A diretora Francinalda Santos pontuou sobre em que resultam momentos como esse. “Esse encontro é importante para todos porque nós precisávamos desse momento de encontro, para uma confraternização, e nossa secretária de Educação participou com a sua presença e trazendo o carinho a todos, e nesse instante é o que temos de mais importante, estar presente e cuidando do próximo, todos nós ganhamos com esse encontro”, lembrou a gestora.

A secretária de Educação destacou que o momento de confraternização é uma forma de amenizar a distância e a saudade. “Sem palavras, ver nossos aluninhos, rever seus professores, receber uma cestinha com mimos de Natal, e participando dessa confraternização, onde estamos juntos e separados. Nossa educação é essa, voltada ao carinho, amor pelo próximo, e assim podemos ir mais longe, é um momento muito difícil, mas estamos de todas as formas tentando amenizar com carinho e amor ao próximo, principalmente no que tange ao aluno, e seus professores”, destaca Ana Célia Damasceno.