A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Coordenação de Regularização Fundiária segue com a entrega de títulos de propriedade às 182 famílias da Vila Esperança. Em Caxias o Programa de Fato e de Direito, pela primeira vez realiza este feito histórico, ao regularizar famílias que antes viviam na insegurança de terem os locais onde moram tomados. Hoje, graças ao trabalho da gestão municipal, o sonho de ser proprietário ou proprietária do local onde vive, é uma realidade na vida dessas famílias, onde a maioria é de baixa renda.

“É muito bom! A gente está tranquilo em estar no que é da gente. Eu estou muito feliz”, diz Adalto Rodrigues, morador da Vila Esperança.

“Ficamos mais assegurado, eu e minha família. Agora a gente pode dormir sossegado. Em 2014 tinha pessoas que queriam devorar lá, mas teve um gestor que segurou todo mundo”, disse Bernardino Gonçalves, morador da Vila Esperança

“Eu tinha cobrado uma bandinha de casa, e hoje eu tenho uma casa. Lá é um lugar tranquilo, e hoje eu estou em uma casa. Hoje estou recebendo um documento e ninguém vai dizer para a gente sair. Parabéns, a essa equipe pelo trabalho maravilhoso. É a realização de um sonho”, diz Cordolina da Silva, moradora da Vila Esperança.

Por conta da pandemia a entrega dos títulos começou a ser feita na própria sede Regularização Fundiária. A cada dia, um grupo reduzido de famílias está sendo convidado a comparecer à sede da Regularização Fundiária para receber o título de propriedade, como aconteceu nessa quarta-feira (10).

”É só esperar a ligação que nós vamos entregar o título de cada um. Com isso, a Regularização vai trazer melhorias para a comunidade. Eu sei que o processo de regularização já trouxe alguma dignidade aos moradores, que eram tidos como os invasores. A equipe da Regularização está muito feliz por estar trazendo essa dignidade”, destaca Ronyara Pimentel, Coordenadora da Regularização Fundiária.