A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, por meio do Mercado Central, seguindo as medidas preventivas contra a covid-19, segundo os decretos estadual e municipal, tomou medidas para a proteção da população desde o início da vigência do Decreto Municipal nº137/2021. Desde então, o Mercado funciona das 6h às12h, com exigência de que todas as pessoas utilizem máscara ao adentrar ao Mercado.

“Todos os feirantes e clientes devem entrar de máscara, quem não estiver de máscara não vai entrar. E, os feirantes que tentarem trabalhar sem máscara serão advertidos. Os portões são fechados às 12h. Essa doença está gravíssima, e nós precisamos nos unir para vencer essa batalha contra a doença no nosso município. Aqui no Mercado nós estamos trabalhando para vencer a doença”, Frank Sinatra, administrador do Mercado.

“Desde a primeira fase da doença no ano passado, nós estamos colocando os funcionários nos portões com álcool, e também estamos conscientizando os nossos permissionários, que são 648 permissionários de todos os setores, e nossos clientes por mês que são mais de duas mil pessoas por dia. Então, nós estamos fazendo esse trabalho de conscientização, tanto dos funcionários, quanto dos clientes”, destaca Ray Costa, administrador do Mercado Central.

O Mercado Central de Caxias é o maior centro de compras da cidade abrangendo vários setores: gêneros alimentícios, frutas e verduras, praça de alimentação, confecções, carnes, dentre outros. Em cada uma das portas do Mercado, os profissionais também ofertam álcool em gel para que as pessoas possam higienizar as mãos.

“Quanto mais a gente se proteger melhor. Nós pedimos que as pessoas venham protegidos. Podem vir para o mercado, que aqui tomamos todas as medidas segurança”, disse Antônio (Coruja), açougueiro.

“É bom as pessoas se protegerem para não levar a doença pra casa. Eu tomo todos os cuidados em casa, porque eu tenho filho pequeno. É importante que as pessoas possam se cuidar”, lembra Andreina Morais, balconista.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, pede a colaboração dos caxienses no enfrentamento ao novo coronavírus. A gestão tem tomado várias iniciativas preventivas, como a desinfecção das ruas, lavatórios portáteis nas ruas, dentre outras. Mas, são medidas que só podem surtir efeito, com a ajuda de todos os caxienses. Como destaca Ray Costa, administrador do Mercado Central.

“A partir do momento em que eu me cuido, eu estou protegendo não apenas a mim, mas a minha família. Então, é um efeito dominó. Se eu não me cuido vou derrubar pessoas da minha família. Então, a ideia é uma só, nós temos que nos prevenirmos contra a covid-19”, disse Ray Costa, administrador do Mercado Central.