A Secretaria Municipal de Segurança de Caxias (MA) e a Guarda Municipal têm comandos definidos. A definição já consta no Diário Oficial do Município de Caxias (MA), com base nos decretos nº 154 e 155 de 25 de março de 2021. Na Secretaria Municipal de Segurança, retorna Francisco de Assis Oliveira Mesquita, conhecido com Sargento Mesquita, que já vinha desenvolvendo um trabalho de aproximação entre as forças de segurança de Caxias, desde o início da gestão anterior da Prefeitura Municipal de Caxias, logo que o gestor Fábio Gentil, o nomeou para a pasta.

“Estamos de novo na luta do dia a dia, na questão do combate à covid-19. Nós retornamos este final de semana para manter. Retomamos a Secretaria Municipal de Segurança Pública, e participamos de uma ação coordenada das forças integradas de segurança realizadas em Caxias e Timon. Nós estamos em um trabalho com a Guarda Municipal e a Polícia Militar junto às UBSs. Participamos também, de uma reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19”, frisa Sargento Mesquita, secretário Municipal de Segurança Pública.

Na Guarda Municipal, assumiu Maria da Conceição Gomes Silveira, que há 13 anos já está na corporação e faz parte da 2ª turma. Ela substituiu Roseane Costa. Licenciada em química pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós Graduada em Instrumentalização do Ensino de Química e matemática. Além disso, é formada em gestão escolar, orientação e supervisão; encontra-se em formação no curso de Psicopedagogia. Escritora, poetisa e criadora do Projeto REP na cidade de Pedreiras, onde atendia 144 crianças vulneráveis, em Caxias foi criadora do Projeto Guarda Mirim, que assiste 158 crianças carentes na cidade de Caxias (MA).

“Está à frente da Guarda Municipal é gratificante, mas também é de grande responsabilidade, uma vez que estamos à frente de uma tropa numerosa, onde temos que atender a sociedade de uma forma rápida e de excelência. A Guarda Municipal também está voltada nesse momento, a combater à covid-19, seja fazendo a segurança das equipes de enfermeiros no Ginásio de Esportes, ou até mesmo fazendo a fiscalização das medidas dos decretos de combate a covid-19”, destaca Maria da Conceição, Comandante da Guarda Municipal de Caxias (MA).