A Guarda Municipal que já fazia a proteção do patrimônio público municipal, também passa a fazer este trabalho de forma mais presente junto as Unidades Básicas de Saúde de Caxias, principalmente após ocorrências de assaltos e ações criminosas até mesmo dentro e fora de algumas unidades. O objetivo é prevenir e ajudar a população de Caxias que é assistida pelas 37 Unidades Básicas de Saúde.

“Desde que começou a problemática da covid-19, a Guarda Municipal vem fazendo esse trabalho preventivo, porque o que mais importa é a proteção e a vida da população de Caxias”, destaca Conceição, Comandante da Guarda Municipal.

“Hoje nós temos uma situação nas UBSs. Temos uma pandemia, mas temos também a situação da insegurança nas UBSs. Os elementos estão atacando as UBSs, após levantamento, nós fizemos um planejamento e um plano de ação. Nós estamos fazendo um plano de rondas, e mais parceria com a Polícia Militar para garantir a segurança”, lembra Sargento Mesquita – secretário municipal de Segurança.

A Coordenação de Atenção Primária, já havia tomado a iniciativa por orientação da Polícia Militar de fazer o controle em cada UBS. “Nós tivemos um primeiro momento com a Polícia Militar. Já temos um plano de ação para resolver essa questão, vamos fazer o controle de entrada nas UBSs”, frisa Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

A ação da Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, também é desenvolvida em parceria com a Polícia Militar. A ideia é garantir segurança aos usuários e profissionais de saúde. “Após esse planejamento temos um plano de ronda, temos motos, viaturas e mais a PM para dar mais segurança as UBSs”, frisa Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

A parceria com a comunidade também será de fundamental importância, para que todos estejam em segurança. “A parceria com a população é fundamental. Se a gente sabe das coisas com antecedência, vamos agir e prevenir. Quando um elemento estranho aparece no ceio da sociedade, a comunidade detecta, então, se a gente consegue ter acesso as informações, nós conseguimos ajudar. A informação da comunidade é importantíssima”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.