Diariamente em Caxias, eles são alguns dos primeiros caxienses a acordarem, com o objetivo de limpar a sujeira deixada pelas ruas da cidade. A figura do gari é personificada em pessoas simples e trabalhadoras que deixam suas marcas na cidade, pelo trabalho desenvolvido mediante a limpeza deixada pela ação humana.

O Dia do Gari é celebrado no dia 16 de maio em todo o país. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Com isso, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”.

Embora pareçam invisíveis para muitas pessoas, os garis têm grande importância ao limpar a sujeira deixada. Ao fazerem este trabalho, eles evitam que o lixo possa comprometer os mananciais e a rede de esgoto, evitando enchentes dentre outros danos à cidade, provocados pelo descarte de forma irregular do lixo. Eles também precisam da contribuição de todos os cidadãos, não deixando lixo em qualquer lugar, e destinando em local adequado para minimizar os prejuízos a coletividade.

Em Caxias (MA), os garis estão ligados à Secretaria Adjunta de Limpeza Pública e da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ao todo, 250 garis colaboram com a gestão municipal diariamente para manter a cidade limpa, portanto, merecem as homenagens de todos que fazem à gestão municipal.

“Eu quero aproveitar para parabenizar a todos aos garis pelo seu dia. Agradecer pelo empenho que sempre tiveram. Mesmo que em alguns casos, algumas pessoas faltam com o respeito com eles, a gente sempre sai em defesa. São pais e mães de família que sempre deram a contribuição para a limpeza da cidade. A limpeza é serviço essencial na cidade, então, quero mais uma vez parabenizar a todos os garis pelo seu dia”, afirma José Cláudio, Secretário Adjunto de Limpeza Pública.

Palavras chaves: