O Complexo Hospitalar Gentil Filho realizou nessa quarta-feira (19), uma homenagem aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, um dia antes do Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, comemorado nesta quinta-feira (20). A homenagem também foi alusiva ao Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio. Na unidade são mais de 300 profissionais da área da enfermagem entre enfermeiros, técnicos e auxiliares que trabalham diariamente salvando vidas.

O coordenador de enfermagem, Amós Uchôa, ressaltou a importância dessa homenagem para os profissionais. “Hoje o hospital está homenageando os nossos profissionais da saúde, técnicos de enfermagem, que comemoram neste dia 20 de maio a sua data, e no dia 12 de maio que foi o Dia Internacional do Enfermeiro. Então, este foi um pequeno gesto que o hospital encontrou de homenagear esses profissionais que estão na luta diariamente, botando sua própria vida em risco em prol da vida dos seus conterrâneos e dos caxienses. Então, nada mais justo do que a unidade tirar um dia para homenagear esses profissionais, que todos os dias estão na luta em frente a essa pandemia que o mundo hoje vive”, frisa

Karla Fernanda, enfermeira da unidade, fala sobre a sensação de ter o trabalho da enfermagem reconhecido. “É muito gratificante trabalhar nessa área. É importante também ser reconhecido pelo nosso trabalho, porque apesar de tudo que estamos passando neste momento, a gente tem família. Às vezes a gente está no plantão quando chega um familiar ou um amigo, são pacientes que chegam e nos colocamos no lugar do dele. Então, é muito gratificante a gente ser reconhecido não só nesse dia, e sim todos os dias, porque saímos de casa para fazer nosso trabalho. Então, para gente é muito gratificante. Sou muito feliz com a minha área, eu amo o que faço, amo estar atuando e desenvolvendo meu trabalho”, disse.

Idenilde Oliveira, coordenadora de enfermagem, destacou a importância da enfermagem para a unidade hospitalar. “Para mim, como enfermeira é muito gratificante estar representando e podendo homenagear os enfermeiros e técnicos de enfermagem, porque aprendemos que são papéis fundamentais na saúde de uma unidade hospitalar. Na unidade são mais de 300 enfermeiros e técnicos de enfermagem. Portanto, é fundamental o nosso papel, aprendemos com a Florence, que a arte do cuidar é a enfermagem, é importante a gente ter isso dentro do nosso coração e poder compartilhar com a população de Caxias”, enfatizou.

A enfermeira, Maria Evangelista, também lembrou sobre o papel que a enfermagem tem exercido durante a pandemia. “Esse papel é de extrema importância nessa pandemia, salvando vidas. Dando a mão a todos que chegam até aqui, ou seja, ajudando”, finaliza.