A operação conjunta com as forças de segurança do município de Caxias (PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária) percorrrem nessa sexta-feira (21) e nesse sábado (22), devido à insistência de muitos estabelecimentos desrespeitarem as normas sanitárias. O trabalho é de conscientização, como também de notificação das empresas que são reincidentes. A intensificação se deu por conta do aumento de casos de covid-19 nos serviços de saúde.

“Estamos dando continuidade às restrições de funcionamento e cumprimento ao decreto Municipal, devido à pandemia. Apesar de estar voltando gradativamente, é importante obedecer aos horários. Bares onde há aglomerações e pessoas não fazendo uso de máscaras, nós estamos intensificando as fiscalizações”, lembra Tenente Abreu, Polícia Militar.

O Decreto Municipal da Prefeitura de Caxias, em sintonia com o Decreto Estadual (Decretos Estadual n° 36.721/2021 e Municipal n° 225/2021), preveem número restrito de pessoas em estabelecimentos, sendo que em Caxias, a lotação máxima de é 50% da capacidade do local. Em eventos públicos e privados, o permitido é de 50 pessoas por evento, respeitando as normas sanitárias.

A fiscalização foi tanto na zona urbana, quanto na rural, sendo possível encontrar muitas irregularidades, como: aglomerações e pessoas não fazendo uso da máscara facial. Os estabelecimentos foram notificados e obrigados a dispensar a clientela devido ao desrespeito ao horário de funcionamento, que vai até às 22h.

“Nós precisamos inibir essa quantidade de festas, porque tem muitas pessoas fazendo aglomerações. O nosso objetivo é conscientizar as pessoas de que o momento é de prevenção, de evitar essas aglomerações, para que nós possamos controlar a proliferação do vírus da covid-19. Nós estamos fazendo ações de conscientização e notificação, caso seja necessário, fazemos fechamento do estabelecimento que não está cumprindo ao decreto”, lembra Célia Almeida, Chefe do Setor de Saúde da Vigilância Sanitária.