A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), por meio da Profª Ana Célia Damasceno, com o objetivo de escutar a população está participando de reuniões com professores, pais de alunos e responsáveis, para que o processo de escuta, resulte na melhor forma para a tomada de decisões pela gestão pública municipal.

O intuito é saber como está o desenvolvimento dos alunos com o formato atual das aulas. Entre os dias 31/05 e 04/06, foram visitadas algumas escolas, dentre elas, a U.I.M Sinhá Castelo,  localizada no Povoado Engenho D’água, 2º Distrito, que tem como gestora a Professora Marisa Ferreira.

Em seguida, a equipe visitou a U.E.M Zeferino Borges da Cunha, dirigida por Teresa Cristina, localizada no Povoado Sussuarana, 1º Distrito. Durante as visitas, foram observadas as ações que vêm sendo desenvolvidas, como: reuniões, entrega de atividades remotas, palestras educativas e orientações aos pais sobre as problemáticas ocasionadas pela pandemia.

Na Escola Sinhá Castelo, houve uma reunião entre a Secretária, a gestão da escola, a equipe de coordenação e professores, depois houve a entrega de atividades remotas destinadas aos alunos, além de uma visita às novas dependências da nova sede da referida escola, que foi construída e modernizada.

Já na U.E.M Zeferino Borges, a equipe pôde acompanhar alguns dos muitos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão escolar, entre estes: reuniões com pais de alunos e responsáveis, entrega de brindes as mães, entregas de atividades remotas, e ainda ouviram a responsável pelo Bolsa Família Municipal, Inês Torres e ao final houve uma palestra da Profª Ana Célia Damasceno que falou sobre a importância dos cuidados com as famílias em virtude da pandemia, além de reforçar a responsabilidade de manter os alunos estudando, para que todos possam manter seus filhos na escola, mesmo em um momento tão desafiador para todos.