As flores lindas e coloridas de diversos modelos, representam o que se pode chamar de parceria que dá certo. O curso ministrado por Sérgio Machado, de forma gratuita, teve duração de oito dias, tempo suficiente para transformar mulheres com pouca ou nenhuma habilidade em mulheres capazes de reproduzir o que aprenderam.

“É muito importante a gente aprender para ter uma renda extra, dá para fazer em casa e vender”, afirma Maria Antônia, aluna do curso.

“Ficar só dentro de casa, é estressante. Aprendemos novas técnicas que dá para aperfeiçoar o nosso trabalho”, lembra Luzinete Rodrigues, aluna do curso.

Para a administradora do Centro de Convivência do Salobro, que é um braço do Centro de Referência da Assistência Social do Pirajá, viu a possibilidade da realização do curso, após as mulheres trazerem demandas que no período da pandemia, só se agravaram. Ao todo 60 mulheres participaram do curso.

“Muitas mulheres relataram depressão, e algumas até em suicídio por conta da pandemia. Então, sentamos com a equipe, pensamos em algo que trouxessem essas mães para o CRAS e fizessem com que elas tivessem uma luz. Com esse curso elas ficaram felizes, e agora pensam em viver e em fazer outros cursos”, disse Maria Rita, administradora do C.C Salobro.

“É muito importante a gente trazer cursos de qualificação para o bairro Salobro. Dona Ritinha é uma pessoa batalhadora, ela dizia que na oportunidade que tivesse de trazer algum curso para a comunidade, ela queria realizar no CRAS. Eu entrei em contato com o Sérgio e a gente está fazendo a primeira etapa do curso aqui no Salobro”, lembra Aldenir Nonato, líder comunitário.

“Nós conhecemos esse trabalho há mais de 20 anos, através de um grupo chamado Flores e CIA. O importante é que elas percebam que dá para tirar uma renda para o seu dia a dia. Nós fizemos uma parceria na cidade de Caxias. Estamos com essa parceria no bairro Salobro, é um trabalho gratuito, e estamos finalizando com êxito. O artesanato tem o seu lugar na renda nacional”, afirma Sérgio Machado, representante do Grupo de Flores Santos e Machado e Cia.

Para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) parcerias como estas, são sempre bem vindas e apoiadas pela gestão municipal.

“O professor Sérgio veio a somar conosco nesse momento difícil. Nós conseguimos fazer esse trabalho que é de suma importância para as mães aqui do bairro Salobro. É um trabalho grandioso e de relevância social que só temos a agradecer”, frisa Kiara Braga, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).