Foi realizado nessa segunda-feira (21), o segundo Arraial da Vacinação contra a Covid-19, em Caxias (MA). A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e contou com a colaboração da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, que levou atrações juninas para os locais de vacinação. Na ação, estiveram presentes o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o vice-governador do Estado, Carlos Brandão; o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Martins e demais autoridades do município.

O Arraial da Vacinação, que tem como objetivo ampliar o número de vacinados contra a Covid-19 no município, registrou grande procura do público nos 3 pontos de vacinação. Desta vez, o público alvo da vacinação foram pessoas a partir de 35 anos, além dos demais grupos prioritários a partir dos 18 anos, como é o caso das pessoas com doenças crônicas.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, destacou a parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado para acelerar o processo de vacinação no município. “Caxias hoje está preparada, com um dos menores índices de óbitos e menores índices de internação, graças a essa parceria entre município e Estado, entre prefeito e governador, prefeito e vice-governador, que hoje prestigia o município, para acima de tudo receber o Título de Cidadão Caxiense, que enaltece e mostra a figura que ele é a nível de estado do Maranhão, um homem íntegro, e acima de tudo apaixonado pelo seu Estado. Um dia mais que especial, um dia de valorização e respeito. Nós entendemos que é dessa forma que se faz política, junto com o povo”, frisou.

O vice-governador, Carlos Brandão, ressaltou o desempenho do Maranhão no combate a Covid-19. “O Maranhão foi o estado que teve o melhor desempenho no combate a Covid-19, e nós também precisamos nos destacar na vacinação, e por isso, criamos o Arraial da Vacinação. Ele está acontecendo em vários municípios e Caxias, é lógico, não poderia ficar fora disso, nós fizemos questão de marcar presença aqui, para participar do Arraial da Vacinação do município com a finalidade de que possamos imunizar o número máximo de pessoas, esse é o melhor caminho”, destacou.

Carlos Alberto Martins, secretário municipal de Saúde, destacou a importância das parcerias feitas pelo município para a realização do Arraial da Vacinação contra a Covid-19. “Esse Arraial da Vacinação nós poderíamos dizer que é o arraial da parceria entre o Governo do Estado, o SESI/SENAI e o  Shopping Center de Caxias, que tem nos ajudado também, além de uma grande mobilização da Prefeitura de Caxias que desde o início da pandemia não tem medido esforços para salvar vidas. Temos em nosso estoque 5.000 doses de vacinas para serem aplicadas na população”.

A assessora técnica da Secretaria de Saúde do Estado, Alana Cardoso, agradeceu a parceria da Prefeitura de Caxias. “Primeiramente, agradecer a parceria da Prefeitura de Caxias, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado. Estamos aqui com uma equipe com mais de 12 pessoas preparadas para  imunizar a população de Caxias, e contamos com a presença de todos”, frisou.

Tancredo Silva, de 35 anos, que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Arraial da Vacinação, falou sobre a expectativa para esse momento. “Muito ansioso por esse momento. Estou aqui até meio nervoso, meio emocionado, mas graças a Deus chegou a hora”, disse.

“Tranquilo, firme e forte. Viva a saúde, viva o SUS”, disse Murilo Augusto, após tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Segundo o Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira (21), Caxias já aplicou todas as doses recebidas, ao todo 84.360 pessoas já foram vacinadas, refletindo o avanço da imunização no município.