Já começou! Nessa quinta-feira (24), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abriu oficialmente o São João Que A Gente Quer Em Casa 2021, que segue até o dia 30 de junho. O evento virtual é transmitido direto do clube Marília Eventos, e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Caxias – Instagram, You Tube e Facebook.

Exibindo uma programação 100% caxiense, a gestão municipal está demonstrando que, valorizar a prata da casa, foi uma das apostas certeiras. O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior; o Secretário, Léo Barata; a Secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Marinho; dentre outras autoridades públicas estiveram fazendo parte do momento de abertura do São João Que A Gente Quer 2021. Também estiveram presentes na primeira noite, as vereadoras, Cinthya Lucena e Ângela Machado, representando o legislativo municipal.

“É um local com estrutura, e dá para as pessoas se divertirem em casa, com segurança, acima de tudo, obedecendo todas as regras sanitárias. Para nós da Secretaria da Mulher é uma honra estarmos com vocês nesse momento, iniciando o São João, que é um período lindo, de muita alegria, satisfação, e o amor no momento em que vemos tantas angústias. Parabéns ao Prefeito Fábio Gentil pela iniciativa, e ao vice-prefeito, Paulinho”, afirma Márcia Marinho, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.

“A gestão municipal é uma gestão dinâmica, aberta e participativa desde o primeiro dia de governo. E, todos aqueles que querem expressar a sua arte, a Prefeitura abre as portas e incentiva para que a gente preserve as raízes da nossa cidade e do nosso estado. As lives foi a forma encontrada para continuarmos valorizando a nossa cultura”, destaca Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito.

“Você de casa, assistindo as nossas lives, através das redes sociais da Prefeitura, vê que estamos seguindo uma tradição de uma maneira singela, e feita de coração pela gestão municipal. De São João a São Pedro nós vamos estar aqui valorizando a nossa cultura. Nós, também temos fé que de fato e de direito vamos realizar uma festa ainda maior em 2022”, frisa Léo Barata.

“No momento não é possível fazer é a festa como era feita no Parque da Cidade, mas a Prefeitura incluiu todos os artistas. Sabemos que a classe dos artistas é a mais prejudicada nesse momento de pandemia. Então, a Prefeitura valorizou o trabalho local. Com o avanço da vacinação em Caxias, com fé em Deus vamos fazer uma festa gigante”, afirma Amanda Gentil, assessora.

O Prefeito Fábio Gentil, falou sobre o anúncio da ampliação da vacinação, mas também destacou a inclusão de todos os artistas no edital que auxilia financeiramente toda a classe artística da cidade.

“Hoje na abertura do São João trouxemos uma ótima notícia, a de que estamos trazendo uma grande quantidade de vacinas para que possamos vacinar pessoas a partir de 29 anos. Cheguei hoje de São Luís, trazendo mais de 10 mil doses de vacinas, automaticamente isso vai nos ajudar. Ano passado nós selecionamos as atrações, mas este ano nós resolvemos contemplar todos os cantores, grupos culturais, quadrilhas, bois, e todas as danças. A gente pede a você que assista, e valorize todos que vão se apresentar aqui. Esperamos que em 2022, possamos ter o melhor São João do Estado do Maranhão com o seu apoio”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Todas as atrações que estão se apresentando, estão seguindo os protocolos e as normas sanitárias. Este ano as categorias DJs (colecionador de vinil), cantor solo, cantor e músico, trio de pé de serra, apresentador teatral, grupos culturais, esquema musical, bumba-meu-boi e bandas, estão sendo contempladas.

Dentre as atrações da primeira noite, passaram pela live do São João: Profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM); Programa Mulheres em Movimento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Mulheres do Eugênio Coutinho; Dança Country da Refinaria; Dança dos Instrutores; Vi Marinho; Baião das Mulheres da Trizidela; Elanne Amorim; Capoeira Balanço da Ginga (Maculelê); Gisele e Cia do Som; Nicka (Banda); Quadrilha Sucupira; Forró Devassa, Gilvan Lins e Banda.

“Queremos agradecer a Deus a oportunidade de poder apresentar o nosso trabalho. Quero dizer que há muito tempo a gente já trabalha com capoeira e danças folclóricas. Estamos muito orgulhosos”, frisou Daniel, presidente do Grupo Balanço da Ginga.

“Quero agradecer por participar desse São João com muitos outros cantores da terra, agradecer a você que está em casa e que nos acompanha pelas redes sociais”, agradeceu Elanne Amorim, cantora caxiense.

“Eu quero agradecer a Deus por esse momento maravilhoso, e ao nosso prefeito Fábio Gentil, que por mais uma vez está se sensibilizando com a classe dos músicos. Obrigado ao Léo Barata e ao Maciel, muito obrigado a todos”, frisa Gilvan Lins, cantor caxiense.

As transmissões do São João Que A Gente Quer Em Casa, começam a partir das 18h. Confira a programação desta sexta-feira (25): Art Music; Apresentações Teatrais; Capoeira Guerreiros do Quilombo; Ivan Mariano; Quadrilha Amor Junino; Geisa Oliveira; Cacuriá da Dona Roxinha; Galeguim G1; Reisado Encanto da Terra; Aryele Rodrigues e Banda; Bumba Meu Boi Canário Verde; Forrozão os Tropicais; GF e Banda Estilizada.