A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Coordenação de Regularização Fundiária, dando continuidade ao processo de entrega de títulos de propriedade dos imóveis dos caxienses, realizou solenidade no auditório da prefeitura, afim de entregar simbolicamente a 40 moradores do residencial Luiza Queiroz os documentos dos locais onde cada um deles residem. Cada família que já teve sua situação regularizada, vai receber o seu título. A solenidade foi restrita para evitar aglomerações, mas todas as 200 famílias da comunidade vão receber os seus títulos.

“Hoje o prefeito Fábio Gentil fez a entrega de 40 títulos de propriedade da comunidade Luiza Queiroz. Foi dividido em etapas devido a extensão do bairro. Foram feitas 7 quadras, e, foi feito o levantamento de 200 lotes. Devido a pandemia estamos entregando somente para 40 títulos. Estas pessoas aqui estão representando as pessoas das 7 quadras do Luíza Queiroz. Nós vamos continuar a partir do próximo mês com o trabalho lá no Luiza Queiroz”, afirma Roniara Pimentel, coordenadora da Regularização Fundiária.

“Quero dizer da felicidade de fazer um evento como este. Vocês precisam deixar para a família algo palpável, que as pessoas possam ver. Nós fazemos isso, não como um ato político. Quando nós discutimos a implantação desse programa de fato e de direito, a gente não pergunta quem é quem. A gente vai no bairro verifica quem mora lá, e, independente do segmento político, o nosso compromisso é fazer com que vocês tenham direito ao que é de vocês. O que fazemos aqui é simplesmente ratificar e garantir a cada um de vocês o documento para dizer que agora de fato e de direito a casa é minha”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

O trabalho de Regularização Fundiária em Caxias (MA), visa levar mais dignidade aos caxienses, que até então eram chamados de posseiros ou invasores. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Cartório do Primeiro Ofício.

“Esses títulos entregues hoje, foram totalmente gratuitos. O prefeito Fábio Gentil não deixa faltar nada, está sempre querendo saber. O próximo bairro a ser entregue será a Vila São José, lá são 668 lotes, e, vamos fazer a entrega simbólica dos 265 lotes. A gente ainda vai organizar a entrega”, afirma Roniara Pimentel, coordenadora da Regularização Fundiária.

“Eu estou muito feliz porque tenho o documento da minha casa. Quero gradecer aos vereadores e ao prefeito. Dizer que este foi o melhor presente deste ano”, afirma dona Maria Antônia, moradora do Luiza Queiroz.

“Agora a casa está segura. Eu moro há 16 anos lá. Hoje está realizado um sonho”, afirma dona Luzenir de Brito, moradora do Bairro Luiza Queiroz.

“Esse titulo é muito importante para nós. Hoje estamos tendo o direito de morar lá”, afirma Valdeene, moradora do Luiza Queiroz.

“É uma satisfação, pois, eu estou recebendo o documento do meu terreno. Hoje a gente tem o direito de fazer o que quiser”, disse dona Maria de Jesus, moradora do Luiza Queiroz.

“Há muito tempo que a gente lutava. Hoje a gente está tendo a oportunidade. É a realização de um sonho. Já tem 7 anos que moro lá”, diz afirma Raimundo Moreno, morador do Luiza Queiroz.

Também estiveram participando da solenidade de entrega vereadores da Câmara Municipal de Caxias, que destacaram a importância do momento para a comunidade.

“Hoje, esta escritura, que vocês não pagaram nada por ela, dá direito às pessoas a vender, construir, ou deixar como herança para filhos e netos. Hoje vocês podem bater no peito e dizer que tem uma casa. Isso só é possível porque o Prefeito Fábio Gentil se adiantou e aprovou essa lei. Hoje estamos assistindo o benefício dessa lei”, afirma Catulé, vereador.

“Damos os nossos parabéns, é um momento em que a gestão dá o direito, a posse legal do seu imóvel para que ele possa bater no peito de dizer que este imóvel é meu. Hoje ninguém pode expulsá-los. Vocês são parabenizados por tudo isso”, disse Ximenes, vereador.

O próximo bairro a ser contemplado com a Regularização Fundiária será a Nova Caxias (MA).

“As pessoas da Nova Caxias, deixem os profissionais entrar em sua residência, porque nós vamos entregar a vocês o que é de direito. Os profissionais vão medir a casa, e, ao final desse processo vocês vão passar de posseiros para proprietários”, explica Roniara Pimentel, coordenadora da Regularização Fundiária.

Palavras chaves: